Desenvolver um bom plano de negócios é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, e uma pesquisa recente revelou a importância dos dados para as estratégias e como as informações são essenciais durante cada etapa do planejamento.
Segundo um levantamento realizado pela Serasa Experian, empresa especializada em captação de dados, 91% das organizações brasileiras utilizam os dados no momento de montar uma estratégia de negócios. Esse resultado se mostra otimista, tendo em vista que houve um aumento de 5% em relação à pesquisa do ano passado.
A importância dos dados nas estratégias de negócios
Esses números mostram que as empresas cada vez mais se preocupam em utilizar as informações a favor dos negócios. Os dados se tornaram, assim, fundamentais para a eficiência dos resultados operacionais. Segundo a pesquisa, o que mais atrapalha a precisão desses dados é o erro humano.
Entretanto, houve uma queda de 23% na ocorrência desse tipo de erro em relação ao levantamento realizado em 2017. Um dos fatores que contribuíram para essa queda foram os investimentos feitos pelas empresas em capacitações e treinamentos dos colaboradores. Especialistas apontam que o próximo passo é apostar em novas soluções e processos cada vez mais tecnológicos.
Resultados da pesquisa
A pesquisa contou com a participação de 1000 pessoas de quatro países (Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e Austrália) com mais de 250 colaboradores nas empresas. O estudou mostrou que 52% das organizações utilizam os dados para manter a alta qualidade dos negócios e melhorar os custos operacionais.
Além disso, três pilares são fundamentais para resultados positivos: pessoas, tecnologia e processos. Entretanto, 33% das empresas americanas ainda acreditam que a coleta de informações ainda é feita de forma imprecisa, o que pode comprometer o desenvolvimento das operações.
E aí, amigo, você acha considera que os dados são importantes no momento de desenvolver uma estratégia de negócios?