No meio de uma crise no mercado editorial, as livrarias conseguiram atingir o improvável: crescer mais de 10% em um só ano. Depois de tanto tempo lutando contra a internet, elas conseguiram usar a tecnologia como uma grande aliada nos negócios.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Visa Consulting & Analytics, a área de consultoria do cartão Visa, os dados comparativos entre 2016 e 2017 mostram que o faturamento do setor caiu como um todo – cerca de 5% – por conta do desempenho das lojas físicas, mas no e-commerce, o aumento foi mais do que o dobro.
O crescimento das livrarias digitais
Para entender os motivos que levaram ao progresso do mercado editorial eletrônico, é preciso ressaltar que as livrarias físicas já não andavam bem há anos por conta de dois fatores principais: a falta de comodidade na hora da compra e os preços mais altos.
Quando as primeiras marcas migraram parcialmente para a internet, esses dois problemas foram resolvidos. O cliente, como em qualquer outro tipo de venda, não precisa mais se deslocar até a loja para comprar e ainda tem produtos até 30% mais baratos, já que a livraria não precisa pagar por custos altos, como aluguel e muitos funcionários, por exemplo.
Tentando reverter a situação, as lojas físicas encontraram a solução de oferecer outras coisas além dos livros: celulares, notebooks e CDs são algumas das opções. Usam também diversas datas comemorativas, como o Dia Mundial do Livro, para implementar descontos e promoções, incentivando a compra em massa da população.
Resultados da pesquisa
A pesquisa apontou o aumento do número de consumidores, 7,8%, e de transações, 9,4%, enquanto que as lojas físicas perderam dos dois lados – 14,7% e 14,4% respectivamente. Isso acontece porque o brasileiro de modo geral está migrando cada dia mais para a internet e esse parece ser o cenário para o futuro.
Além disso, a Visa Consulting & Analytics concluiu que a popularização de serviços de compra de livros por apps é uma grande responsável do crescimento, por isso, é de extrema importância que as marcas possuam um território no digital.
E aí, amigo, você faz muitas compras pela internet? Conta pra gente!