Em abril irá ocorrer um evento muito aguardado por empreendedores que pretendem abrir sua loja virtual. A semana do e-commerce, como é chamada, começa no dia 23 deste mês e vai até o dia 11 de maio. O projeto é idealizado pelo portal Ecommerce na Prática.com, e tem o objetivo de ampliar o número de e-commerces no Brasil.
Essa modalidade de negócio cresceu bastante nos últimos anos, e estima-se que no Brasil existam aproximadamente 600 mil lojas virtuais, e o número poderia ser muito maior se as pessoas fossem mais capacitadas a empreender. Além disso, há outros impedimentos, como as leis que sobrecarregam a tributação das empresas.
E-commerce no Brasil
Segundo Bruno de Oliveira, criador do Ecommerce na Prática, os empreendedores brasileiros aprendem a investir na internet através de erros e acertos, pois não existem cursos especializados no assunto. Com as orientações corretas, é possível que as pessoas se sintam seguras a investir nessa modalidade de negócio, explica Bruno.
Durante os 19 dias de treinamento, serão abordados diversos temas fundamentais para quem deseja entender o funcionamento dos e-commerces. Entre os assuntos estarão os primeiros passos para abrir uma loja virtual, como alavancar as vendas e como transformar uma loja física em e-commerce.
As vantagens do e-commerce
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) revelou em seu portal que em 2017 o e-commerce brasileiro teve um crescimento de 12% em relação a 2016, com faturamento aproximado de R$ 60 bilhões. Para 2018, a expectativa é que o setor cresça 15%, chegando ao faturamento recorde de R$ 69 bilhões.
Muitos fatores contribuíram para o crescimento das lojas virtuais nesse período. Entre eles, estão o hábito do consumidor, que cada vez está mais acostumado a compra online. Além disso, preços mais competitivos, baixo investimento inicial e custos operacionais reduzidos também ajudaram bastante.
E aí, amigo, você acha que o e-commerce é a modalidade de negócio do futuro?