Desde 2011, o Buscapé, site de busca e pesquisa de preços, faz um acompanhamento dos preços e produtos oferecidos no comércio eletrônico brasileiro. No último relatório FIPE Buscapé, a empresa constatou que pelo 16º mês seguido, os preços das lojas virtuais brasileiras continuaram a cair.
A deflação de março foi de aproximadamente 4%, ou seja, os valores dos produtos vendidos estão 4% mais baratos em comparação ao mesmo mês do ano passado. Em relação à queda entre os meses de janeiro e fevereiro de 2018, os valores foram mais modestos, com uma diferença de apenas 0,68%.
Preços do e-commerce
O Índice de Preços FIPE Buscapé é feito através da monitoração dos preços de produtos de e-commerces brasileiros. Esse indicador é calculado baseado em mais de 3 milhões de preços estabelecidos mensalmente, exibidos na própria plataforma do Buscapé, além de uma pesquisa anual da Ebit feita com mais de 3,6 milhões de consumidores.
O FIPE monitora diversos grupos de produtos, e grande parte deles apresentaram queda de preço no último mês, entre eles telefonia e celulares (-12,76%), esporte e lazer (-5,53%), fotografia (-4,28%), informática (-3,21%), moda e acessórios (-1,40%), e eletrônicos (-0,87%). Entretanto, alguns apresentaram um leve aumento, como casa e decoração (0,18%), eletrodomésticos (0,71%), brinquedos e games (5,31%).
Queda dos preços
Sandoval Martins, CEO do Buscapé, comentou que a queda de preço pode ser encarada como algo positivo para o mercado, pois indica que há uma estabilidade no cenário econômico. A inflação geral dos preços, medida pelo IBGE, foi de 2,68% nos últimos 12 meses até fevereiro, ficando abaixo da meta inflacionária de 3%.
Em relação à variação de preços dos outros produtos do mercado tradicional, o e-commerce apresentou uma diferença de menos 6,5%. Essas análises mostram que as lojas virtuais são uma excelente alternativa para o consumidor que está em busca de itens com um preço mais acessível, além das outras vantagens que esse modelo de negócio oferece.
E aí, amigo, você acha que a tendência é os preços do e-commerce continuarem diminuindo?