O Facebook, a rede social mais usada no Brasil, vem testando há alguns meses mais uma opção para os usuários darem a sua opinião clicando em coisas. O botão “downvote”, uma espécie de “não curtir” aparecerá ao lado dos comentários feitos nas postagens. Para usuários da Austrália e Nova Zelândia, a novidade já entrou em vigor. O objetivo é aumentar o engajamento dos usuários e torná-los ainda mais ativos na rede. Alguns serviços já oferecem essa ferramenta, como o Reddit e o Disqus.
Como funciona
Em vez de contar somente com um botão positivo, a publicação também passará a possuir um botão negativo junto de cada comentário. O sistema tem uma função a mais além do simples “não gostar” de algo, pois serve para tornar os comentários mais ou menos relevantes dentro da postagem. O último recurso semelhante do Facebook foi a implementação das reações tradicionais (como a curtida comum, o amei, a risada, a cara de triste e a cara de raiva), mas diferentemente dessas reações, o botão de “não curtir” servirá apenas para os comentários, e não para as postagens.
Consequências para as marcas
O Facebook ainda é a rede mais utilizada pelas marcas na hora de interagir com os clientes. Por isso, cada atualização traz consequências boas e ruins para essas empresas, que estarão sujeitas a serem prejudicadas por trolls, por exemplo. Caso uma resposta a algum usuário que comentou em uma publicação para tirar uma dúvida não agrade, é provável que a marca se torne o alvo desses haters e receba uma enxurrada de “não curtir” em todos os seus comentários.
Mais uma vez, as empresas precisarão se adaptar ao novo modelo e usar o engajamento máximo dos usuários a seu favor, já que as redes sociais estão aprimorando seus sistemas de relevâncias baseados na avaliação de cada pessoa que visualiza as postagens em sua linha do tempo.
E aí, amigo, qual é a sua opinião sobre o botão de “não curtir”?