Embora o ano de 2017 tenha sido marcado por dificuldades financeiras para vários segmentos de negócios, um nicho conseguiu se destacar perante os demais. Segundo pesquisas realizadas já esse ano, o mercado de publicidade digital no Brasil apresentou crescimento, e a perspectiva é que em 2018 o cenário continue favorável.
Em relação ao ano anterior, é esperado que o investimento das empresas nesse tipo de publicidade no país seja 5% maior. Além disso, devido ao sucesso das campanhas digitais no país, a maior parte do valor aplicado nas propagandas serão destinadas para o ambiente virtual, tendo em vista o seu crescimento nos últimos meses.
Mercado de publicidade no Brasil
Após anos difíceis, a publicidade brasileira vem se mostrando um setor forte para os próximos anos. Comparado com o ambiente offline, o meio digital apresenta um maior crescimento. No mercado internacional, por exemplo, o investimento em publicidade digital já superou o dos meios tradicionais, como televisão.
Segundo uma pesquisa realizada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) e pela agência da ONU, a influência da internet em países desenvolvidos é de 83,8%, sendo de 64,4% nas Américas e 84% na Europa. Já no último estudo realizado pelo IBGE, foi mostrado que 64,7% do brasileiros utilizam a internet, o que demonstra o poder que ela tem sobre a população.
Vantagens da publicidade digital
O crescimento da publicidade digital ao redor do mundo pode ser explicado por diversos fatores, como ser acesssível para pequenas empresas, não necessitar altos recursos financeiros e apresentar ótimo retorno sobre o investimento. Segundo especialistas, essa é uma tendência de mercado que se consolidará no Brasil nos próximos anos.
Além disso, a quantidade de usuários que preferem interagir com as marcas através do ambiente digital, seja por sites ou redes sociais, torna a internet atrativa para as empresas que decidem atingir o seu público-alvo por esse canal. Entretanto, é preciso que as organizações saibam utilizar bem essas vantagens, principalmente por ser uma área que está sendo descoberta agora por muitos negócios.
E aí, amigo, você pretende investir em que tipo de publicidade em 2018?