Uma campanha de e-mail marketing, se bem executada, pode ser uma ferramenta poderosa na hora de se comunicar com seus clientes. Não é nenhum segredo que o e-mailing é uma forma de falar com seus clientes de maneira direta sobre qualquer novidade ou acontecimento na sua empresa. No entanto, por mais que enviar e-mail marketing seja uma atividade comum para todas as empresas presentes na internet, algumas pecam na hora de permitir que seus contatos respondam esses mailings.
Algumas empresas usam e-mails que não aceitam respostas por uma questão de não querer lidar com elas. Outras, porque possuem listas muito grandes e não poderiam responder a todas as mensagens. Mas isso é um erro fatal. Afinal, uma grande parte do porquê o e-mail marketing é usado, é para ter uma via de contato com seus contatos.
Ter contato também significa criar uma via de dois sentidos. Não adianta querer apenas que seu cliente te escute, você tem que dar também pelo menos a oportunidade dele te responder. E para ilustrar como um e-mail no-reply pode ter um impacto negativo na sua campanha de e-mail marketing, e por extensão, na sua marca, segue uma lista de razões para não usá-lo em suas mensagens.
Sua campanha de e-mail marketing pode causar frustração
Sempre haverá pessoas que tentam reclamar ou cancelar sua inscrição respondendo ao seu e-mail. Agora imagine se depois de passar o maior tempo escrevendo uma mensagem, elas se derem conta de que foi tudo em vão porque esse e-mail não aceita respostas, como elas se sentirão? Frustrados e com raiva, provavelmente.
Isso é exatamente o contrário do que você quer que seus contatos sintam com a sua campanha. Qualquer contato que você tenha com seus clientes deve ser atencioso, mostrar que você se importa com o que eles pensam e sentem.
Sem contar que as pessoas gostam de pensar que há uma pessoa por detrás da tela do computador. Afinal, vivemos na era da personalização – receber um e-mail com um remetente no-reply dá a sensação de distância, é uma forma de contato muito fria.
Isso faz com que seus destinatários sejam menos propensos a seguir do e-mail para o seu site em seguida. Se a sua marca não dedicou nem uns minutos para personalizar a mensagem, nem quer ouvir o que seus contatos tem a dizer – por que eles deveriam dedicar qualquer atenção a você?
Perigo da sua campanha de e-mail marketing acabar no spam
No momento em que verem que não podem reclamar ou anular a inscrição, é bem possível que seus contatos marquem seu e-mail como spam. Isso é extremamente negativo para a sua campanha atual e para as futuras.
Para evitar que isso aconteça, torne a opção de cancelamento da inscrição o mais fácil possível. Deixe um link sempre à vista e use cores diferentes. Isso passa uma imagem melhor, de transparência e honestidade.
Além disso, alguns provedores de e-mail já estão programados para enviar mensagens de e-mails no-reply diretamente ao lixo eletrônico! Isso sim é um desastre para qualquer campanha de marketing que usa e-mailing.
Tudo o que seus contatos te contarem representa mais informação para sua base de dados. Essa informação pode te ajudar a segmentar a sua lista ainda mais, ou no caso de anulação da inscrição, te ajuda a manter a sua lista atualizada.
Um bom exemplo seria um e-mail profissional, de uma empresa, que já não é utilizado. Essa informação pode te dizer várias sobre essa empresa ou sobre a vida do destinatário. A empresa pode ter mudado de provedor, a pessoa pode ter mudado de trabalho ou está de féria. Todas essas possibilidades podem se tornar informações valiosas para a sua marca.
Se a sua preocupação for o volume de respostas que a sua empresa pode chegar a ter, coloque filtros na sua caixa de entrada. E-mails que não são relevantes, como respostas automáticas, podem ser irritantes, então é melhor deixar espaço para aquilo que realmente é importante.
Sem no-reply, você pode se tornar um contato
É um ótimo sinal quando um de seus destinatários te adiciona como um contato. Não apenas te diz que eles veem seus e-mails com bons olhos, isso vai bem mais além. Provedores de e-mails estão sempre procurando spams, e ser um dos contatos adicionados mostra que seu e-mail é de confiança.
Uma outra razão para nunca se usar um remetente no-reply é que você busca proximidade com os seus contatos. Por isso, disponibilizar o seu endereço de e-mail aos contatos do seu destinatário permite que eles possam te informar sobre mudanças de e-mail ou fazer comentários e dar opiniões.
Uma outra vantagem de ter essa proximidade com seus contatos inclui o fato de que isso ajuda a manter a sua lista atualizada e segmentada. É super importante cuidar da sua lista de contatos por várias razões – manter a ligação com os clientes e evitar cair em spam traps são algumas delas.
Sua campanha de e-mail marketing pode ser ilegal
Em certos países do mundo, nem sequer é permitido usar um e-mail no-reply com seus clientes. Isso acontece basicamente porque seus contatos têm o direito de te responder com qualquer dúvida ou reclamação.
Em alguns países da Europa, por exemplo, você é responsável pelos e-mails que chegam lá independentemente de onde você esteja os enviando. Então fique de olho! Não vale a pena entrar em problemas legais por uma questão que pode ser tão facilmente evitada.
Pode passar uma ideia errada
Coloque-se no lugar de seus destinatários. Receber um e-mail que não aceita nenhuma resposta pode passar uma imagem de arrogância, ou ainda pior: pode fazer seus contatos pensarem que você não se importa com eles.
Para concluir, usar um e-mail que não aceita respostas é prejudicial não apenas para sua campanha de e-mail marketing mas para sua marca. Passar uma ideia errada pode comprometer o desempenho de toda a sua ação, manchando a sua reputação aos olhos dos provedores. Existem tantas razões pelas quais usar um no-reply em e-mail marketing simplesmente não é uma boa ideia, e muitas pelas quais investir na comunicação com seus clientes.
Todos que trabalhamos com marketing sabemos que uma campanha de e-mailing leva muito tempo e esforço, não é justo colocar tudo isso a perder por um erro como o usar um e-mail no-reply. Então, antes de decidir tomar essa atitude, repense bastante sobre as consequências que ela pode te trazer.
E aí, amigo, o que achou dessa dica? Você tem usado no-reply em suas campanhas?