Constantemente falamos aqui no Digaí como as empresas estão cada vez mais investindo em projetos nos ambientes digitais. Entretanto, embora essa seja uma tendência cada vez mais forte, uma pesquisa relevou que empresas varejistas têm medo que esses projetos fracassem.
Quem apontou esse dado foi a pesquisa “The Digital Transformation PACT Report”, realizada pela Fujitsu, companhia japonesa de tecnologia da informação. Segundo o levantamento, 93% das empresas entrevistadas que disseram ter uma estratégia de marketing digital estão com esses projetos atrasados.
Pesquisa com varejistas do mundo todo
A pesquisa foi realizada com 189 líderes de empresas varejistas de vários países ao redor do mundo. Esse foram selecionados a partir de outro levantamento feito com mais de 1500 executivos, que avaliaram quatro pontos essenciais para uma transformação estratégica bem-sucedida: Pessoas, Ações, Colaboração e Tecnologia (PACT).
Uma das grandes preocupações dos líderes dessas empesas é que todas as ações planejadas terminem em fracasso. Esse pensamento foi revelado por 70% dos entrevistados. Dos que participaram do estudo, 19% disseram ter participado nos últimos dois anos de pelo menos um projeto digital que não tenha obtido sucesso.
O futuro dos projetos digitais
Essa preocupação com o fracasso pode prejudicar bastante o futuro dos projetos digitais, tendo em vista que a depender do investimento feito, o prejuízo pode ser muito grande. Dos líderes que participaram da pesquisa, 23% revelaram já ter cancelado algum projeto digital, e que cada um gerou uma média de 182.321 euros de prejuízo.
Em contrapartida, as mesmas pessoas acreditam que a falta de habilidade para operar no ambiente digital pode ser um fator que interfira na segurança de colocar os projetos em prática. O que se espera das empresas em um investimento ainda maior em capacitação, pois só assim os profissionais terão segurança para atuar nesses procedimentos.
E aí, amigo, você também tem receio em investir em projetos digitais?