Se você é uma pessoa que não gosta de se deparar com anúncios enquanto navega na internet ou em aplicativos no smartphone, temos uma notícia não tão boa para te dar. O Google está testando uma nova maneira de exibir propagandas de vídeos, dessa vez na Play Store.
Os anúncios aparecerão enquanto o usuário estiver navegando na loja de aplicativos, mas ao que parece, o conteúdo não irá reproduzir automaticamente. Pelas informações que foram fornecidas, os vídeos terão relação com apps da própria Play Store, não sendo permitida ainda a publicidade de outros produtos.
Testes em vídeo
Essa decisão do Google divide opiniões, tendo em vista que a publicidade em vídeo muitas vezes não é vista com bons olhos pelo usuário. Entretanto, cada vez mais as marcas precisam desenvolver novas formas de chamar a atenção do público, então não é de se estranhar que a gigante das buscas experimente essa estratégia.
A sua maior concorrente, a App Store, que pertence à Apple, já faz algo parecido. Na sua loja de aplicativos é possível encontrar promoções de listas, embora os vídeos ainda não sejam utilizados. O objetivo do Google, assim como o da Apple, é oferecer aos desenvolvedores de aplicativos maiores chances de terem seu material baixado.
Associação dos vídeos aos aplicativos
Como forma de valorizar os anúncios em vídeo e atrair a atenção do público, o Google estuda introduzir esse conteúdo dentro de outros jogos ou aplicativos. Durante a reprodução, o usuário poderá ser recompensado caso assista ao material até o final, então a tendência é que o público fique satisfeito com a exibição.
Claramente o Google está procurando maneiras de atrair o público para seus clientes, além de desenvolver novas formas de monetização. Entretanto, é preciso que a medida seja estruturada com cautela, pois uma publicidade quando se torna intrusiva pode acabar afastando o público.
E aí, amigo, você acha que a Play Store é um bom ambiente para exibir anúncios de vídeo?