Recentemente o Sebrae desenvolveu um estudo que apontou as tendências de negócios para 2018, com o objetivo de ajudar empresas e empreendedores a entender melhor a demanda de mercado. Entre as principais atividades estão o trabalho voltado para o público idoso, fornecimento de refeições e estética.
O Sebrae desenvolveu o estudo com base no perfil de outras empresas e levantamentos de anos anteriores. Também foi levada em consideração a economia do país e as tendências do mercado externo, tendo em vista que muitos segmentos de sucesso em outros continentes ainda podem ser aplicados no Brasil.
Tendência de mercado
Segundo Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae, aos poucos a economia do país vai dando sinais de que está se recuperando do longo período de crise. Isso dá ao brasileiro o poder de compra, onde o consumidor pode voltar a praticar hábitos que eram comuns antes da instabilidade financeira.
Entre os anos de 2013 e 2017, um segmento que apresentou constante evolução foi o de alimentação. Durante esse período, a taxa de crescimento anual foi de aproximadamente 24%, enquanto muitos outros nichos obtiveram queda. Além do setor de alimentos, o de construção é outro que deve ser visto com bons olhos pelos investidores.
Lista de negócios indicados pelo Sebrae
Em seu site de notícias, onde foram publicadas as tendências de negócios para 2018, o Sebrae apontou 12 segmentos promissores para 2018. Além de alimentos e construção, apareceram na lista: vestuários e calçados, saúde, educação, serviços especializados, vendas, comunicação e computação, informática, entretenimento e lojas de conveniências.
Segundo o Sebrae, esse foram os serviços que apresentaram ótimos resultados nos últimos anos e que possivelmente vão continuar crescendo. Para quem trabalha com marketing digital, é fundamental estar atento a todos esses segmentos, tendo em vista que essa estratégia pode colaborar com qualquer tipo de negócio.
E aí, amigo, seu negócios está inserido em algum desse segmentos?