O e-commerce é uma modalidade de negócio que vem evoluindo a cada ano, e em 2018 a perspectiva é que o cenário fique ainda melhor. Especialistas acreditam que neste ano o e-commerce brasileiro vá crescer aproximadamente 15% em relação ao mesmo período do ano passado, com uma previsão de faturamento de R$ 69 bilhões.
Ao todo é esperado que as lojas virtuais recebam mais de 220 milhões de pedidos durante o período analisado, com um ticket médio aproximado de R$ 310,00. Em 2017 o e-commerce nacional fechou o ano com 203 milhões de pedidos, com uma média de R$ 294,00 em cada venda.
Aumento de faturamento
O levantamento dos dados apresentados foi realizado pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Segundo o relatório, as lojas virtuais brasileiras são muito dependentes de marketplaces como Submarino, Americanas e Amazon. A pesquisa mostrou que quase um terço de todas as vendas são feitas por esses canais.
Entre todas as regiões do país, a sul é a que apresenta a melhor taxa de conversão (1,5%), embora ela não seja a que fature mais, ficando atrás da região sudeste. Para Reginaldo Stocco, cofundador da VHSYS (startup focada em gestão empresarial), os marketplaces são grandes impulsionadores dos negócios digitais.
Categorias com mais vendas
O estudo da ABComm mostrou que as categorias com maior número de vendas sãoos eletroeletrônicos, cama, mesa e banho, ferramentas e produtos para bebês/crianças. Já móveis para casa e sexshop são os que ficam um pouco atrás na lista de compras do consumidor.
Outro fator que contribuiu para o crescimento do e-commerce foi a navegação por dispositivos móveis, que aumentou de 22% para 31% entre 2016 e 2017. Embora o desktop ainda seja o aparelho mais usado durante a jornada de compra, a expectativa é que nos próximos anos o smartphone se torne mais utilizado para a conversão de compras.
E aí, amigo, preparado para investir ainda mais no e-commerce em 2018?