Recentemente postamos aqui no portal uma notícia que falou sobre os principais canais de comunicação entre as empresas e os seus clientes. Entre as ferramentas mais utilizadas aparecia o WhatsApp, aplicativo que originalmente foi desenvolvido para ser apenas uma maneira mais prática de enviar mensagens.
Agora foi a vez de uma pesquisa revelar que o consumidor quer se relacionar com marcas através do WhatsApp, mas que isso seja feito da maneira correta. Um dos maiores receios de quem fornece o número pessoal ou entra em contato com alguma empresa é ser perturbado de alguma forma.
Comportamento do consumidor
Segundo o estudo do Panorama Mobile Time/Box, 38% dos entrevistados abandonariam o WhatsApp caso as empresas ficassem mandando mensagens em excesso ou sem relevância. Das pessoas que participaram da pesquisa, 96% revelaram ter o aplicativo instalado no smartphone e 98% disseram usar ele diariamente.
Logo atrás do WhatsApp está o Facebook Messenger (76%) e Telegram (15%). Entretanto, o SMS continua sendo o recurso mais utilizado pelas empresas no momento de enviar mensagens para o consumidor. O ponto negativo desse comportamento por parte das marcas é que muitas pessoas não têm o hábito de abrir a caixa de mensagens.
Números da pesquisa
A pesquisa mostrou que muitos usuários estão dispostos a trocar ou abandonar o WhatsApp em determinadas circunstâncias. Dos entrevistados, 70% disseram trocar de ferramenta caso o WhatsApp se tornasse pago. Já 38% revelaram que deixariam de usar caso amigos e familiares deixassem de utilizá-lo.
Mas para 14%, o aplicativo se mostra bastante relevante, e nada os fariam deixar de usá-lo. Em relação ao público brasileiro, foi constatado que esse usuário já está acostumado a se relacionar com as marcas antes mesmo da chegada do WhatsApp Business, pois 55% disse fazer isso na versão original do aplicativo.
E aí, amigo, você acha o WhatsApp uma boa ferramenta de relacionamento entre marcas e o público?