Não é novidade que o marketing de conteúdo se tornou uma importante estratégia de comunicação para negócios que desejam se destacar no seu ramo de atuação. Essa técnica já é utilizada por 70% das empresas brasileiras, e pode aumentar em quatro vezes as visitas nos sites, além de gerar cinco vezes mais leads.
Para ajudar os profissionais da área de marketing, a Criteo realizou uma pesquisa que revelou as tendências do marketing para 2018. De uma maneira mais ampla, o estudo apontou que deverá aumentar ainda mais a convergência entre o ambiente offline e online no ano em questão.
Relevância da pesquisa
O estudo, intitulado Commerce & Digital Marketing Outlook 2018, prevê que em 2018 haverá um aumento na quantidade de vídeos na publicidade digital. Além disso, o comando de voz será um importante aliado na jornada de compra dos consumidores, e deve receber uma atenção especial das empresas.
Outro fator que deve ser levado em consideração é a implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados, como falamos aqui no portal semana passada. O levantamento de informações do estudo foi feito através das mais de 17 mil empresas que trabalham em parceria com a Criteo, principalmente anunciantes.
Tendências de marketing
Segundo a pesquisa, as oito tendências aguardadas para 2018 são: aumento das compras feitas por comando de voz; empresas e redes sociais mais interligadas; convergência entre o ambiente online e offline; otimização do feed de produtos; capacidade no gerenciamento de dados; maior produção de vídeos para publicidade; mais parcerias entre empresas e maior colaboração entre marcas.
Esse tipo de levantamento é fundamental para empresas terem uma base de informação para desenvolverem suas estratégias de comunicação. Além disso, em um cenário tão competitivo onde as transformações ocorrem a todo momento, acompanhar as tendências é fundamental para não ser deixado para trás.
E aí, amigo, quais dessas tendências você pretende utilizar na sua empresa?