Comprar através de lojas virtuais tem se mostrado bastante vantajoso para os consumidores. Além da conveniência em adquirir um produto sem precisar sair de casa e poder comparar preços entre lojas em instantes, há também a variedade de opções de pagamentos. E uma recente pesquisa revelou a importância do boleto bancário para o e-commerce, e como ele pode ser decisivo na hora do cliente escolher entre uma marca ou outra.
Segundo o levantamento da Atlas, software de inteligência para e-commerce, no ano passado a taxa de conversão média das lojas online brasileiras ficou em 1,4%. E ter esse número em mãos é importantíssimo para as empresas, pois ele interfere diretamente na lucratividade do negócio.
Resultado da pesquisa
A pesquisa, intitulada E-commerce Radar, deu destaque a diversos fatores relevantes para o e-commerce, como o aumento na quantidade de smartphones, as formas de pagamentos disponibilizadas aos usuários, frete, taxa de conversão, entre outros. As informações utilizadas foram retiradas do banco de dados das mais de mil empresas conectadas ao Atlas.
As análises mostraram que 35% dos pedidos que foram gerados pelas lojas virtuais tiveram o boleto como a forma de pagamento escolhida. Dos boletos gerados, 48,5% foram pagos. A cidade com melhor taxa de conversão foi Santa Catarina, com 1,7%, enquanto que Paraíba e Pernambuco foram as piores, com 0,7%.
O e-commerce brasileiro em 2017
O estudo mostrou que 2017 foi um excelente ano para o e-commerce brasileiro, tendo em vista que o setor apresentou um crescimento de 12%, enquanto que outros segmentos obtiveram queda no faturamento. A região que mais contribuiu para a quantidade de vendas foi a Sudeste, com 67,9% das compras.
O público masculino em 2017 passou a utilizar mais a internet para adquirir produtos se comparado ao ano de 2016. Há dois anos os homens eram responsáveis por 48,7% das compras, e em 2017 esse valor subiu para 49,7%, praticamente se igualando às aquisições das mulheres.
E aí, amigo, o que você achou do resultado da pesquisa?