Parece que o Instagram não está para brincadeira em 2018. Além dos lançamentos feitos em janeiro e a novidade da programação de publicações em fevereiro, um dos aplicativos de maior sucesso nos últimos anos anunciou mais duas atualizações que serão disponibilizadas em breve.
A primeira vai afetar diretamente as marcas que utilizam a rede social como ferramenta de venda, com anúncios que misturam vídeos e catálogos. A outra novidade vai agradar mais o público em geral, já que em breve será adicionado mais uma opção de técnica para gravar vídeos.
Novo formato de anúncio
O Instagram já começou a testar a nova opção de anúncio, mas como sempre isso vai ser testado primeiramente com uma quantidade restrita de usuários. A funcionalidade vai permitir que a pessoa finalize a compra sem que seja preciso sair do aplicativo. Dessa forma, todo o processo tende a ser mais rápido.
Chamada de “collection”, a novidade mistura os tradicionais catálogos com vídeos, algo parecido com o que já foi testado no próprio Facebook. Isso só mostra como o aplicativo está focado em trabalhar diretamente com o comércio eletrônico, assim como o seu concorrente Snapchat. E por falar nele, o app lançou no início de fevereiro sua própria loja virtual dentro da ferramenta.
Investimento no Stories
Nos últimos meses, o Instagram tem investido bastante na função do Stories. Essa funcionalidade é muito utilizada não só por usuários comuns, mas também por empresas, já que um levantamento no final do ano passado mostrou que mais de 250 milhões de pessoas usam o app diariamente. A espera agora é pelo “Cinemagraph”, ou apenas “fotografia animada”.
Ele recebeu esse nome pois o usuário pode capturar uma imagem em formato de vídeo. Entretanto, a cena fica quase totalmente estática mas com algumas partes em movimento. Ainda não se sabe ao certo quando a nova função será disponibilizada a todos, mas é esperado que usuários de iOs sejam os primeiros.
E aí, amigos, você está animado com as novas atualizações do Instagram?