A partir do dia 25 de maio entrarão em vigor novas regras de coleta de dados na União Europeia, e especialistas acreditam que isso afetará não só a população do continente, como também vários países ao redor do mundo. A nova medida visa garantir mais proteção aos usuários na internet, tendo em vista que vem aumentando bastante a quantidade de fraudes no ambiente digital.
A ação vai ocorrer sob a supervisão da General Data Protection Regulation (GDPR), que regulará a proteção de dados da União Europeia, afetando diretamente a publicidade digital. O acordo entre a entidade e as organizações determina que as empresas sejam responsáveis pela coleta de informações na internet.
Punição para a violação de dados
O crescimento constante das relações digitais entre as empresas e o público muitas vezes põe em risco o consumidor quando a atividade não é feita de forma segura. A nova medida no continente europeu visa dar proteção ao usuário, e as marcas podem ser multadas em até 4% da receita caso ofereçam algum risco ao público.
A partir do dia 25 de maio, qualquer empresa, independente de onde ela esteja (Brasil, Japão ou Angola), que colete dados de alguém que esteja na União Europeia, deverá assegurar que as informações foram cedidas de forma espontânea. Isso garante que nenhum dado seja pego sem o consentimento do usuário.
Riscos para algumas empresas
Esse fato pode colocar em risco a atividade de algumas empresas que atuam coletando informações para depois vender a terceiros. Essa ação, a partir de maio, passará a ser ilegal. Em uma pesquisa para saber o que o consumidor achava de suas informações serem cedidas a empresas terceirizadas, menos de 20% afirmaram concordar com a atividade.
Em um outro levantamento desenvolvido ainda em 2017, a Federação Mundial de Anunciantes fez uma pesquisa para avaliar como as empresas estavam em relação às novas medidas que passarão a ser exigidas. Das companhias que participaram do estudo, 65% revelaram já estar dentro do novo padrão.
E aí, amigo, o que você acha da implementação dessa nova medida?