Nos últimos anos o consumidor tem se habituado a fazer compras através da internet e aplicativos. Além dos sites tradicionais de e-commerce, as redes sociais também se transformaram em uma alternativa para os consumidores. E segundo uma pesquisa recente, o Facebook é a rede social onde os usuários mais fazem compras online.
Isso foi o que revelou a última edição da pesquisa realizada pela Open Influence, empresa americana com foco em marketing. O estudo foi desenvolvido em outubro de 2017 nos Estados Unidos, e contou com a participação dos usuários das mídias sociais que disponibilizam ao público ferramentas para comercialização de produtos.
Resultados da pesquisa
Dos participantes da pesquisa, 47% revelaram que suas últimas compras realizadas através de alguma rede social foram feitas através do facebook, o que mostra a influência da gigante da internet não só como ferramenta de relacionamento. Em seguida aparecem na lista o Instagram, com 8,6%, YouTube com 4,5% e Pinterest com 2,1%.
A pesquisa também revelou que moda e vestuário são os produtos preferidos por 32,4% dos compradores. Bebidas e comidas também aparecem em destaque, com 17,9% de preferência. Em outros estudos foi mostrado que mais da metade dos americanos que utilizam as redes sociais fizeram alguma aquisição onde o Facebook esteve presente na jornada de compra.
O impacto das redes sociais
Essas pesquisas servem para mostrar que embora muitas redes sociais surjam apenas com o objetivo de ser um canal de entretenimento, nada impede que aos poucos elas comecem a oferecer novos produtos e serviços aos seus usuários. Em outubro do ano passado, por exemplo, o Facebook lançou o Marketplace, que foi muito bem aceito pelas empresas.
O sucesso foi tanto que recentemente a rede social adicionou aproximadamente 18 milhões de novos itens a plataforma de comércio eletrônico. E assim como falamos aqui no portal, o Facebook criou no Marketplace uma seção dedicada exclusivamente para a venda de automóveis, mostrando que é fundamental estar atento às necessidades do mercado.
E aí, amigo, você aposta na venda de produtos através das redes sociais?