Facebook anunciou mudanças no seu feed que irão afetar marcas e companhias na plataforma. Os usuários passarão a ver mais postagens de familiares e amigos, já os conteúdos produzidos por páginas serão menos visualizados. Mark Zuckerberg, CEO e co-fundador da rede social, divulgou a informação em seu perfil na última semana.
O objetivo da rede social é antepor a interação entre os usuários, dessa forma, a mudança afetará todos os conteúdos como fotos, notícias e vídeos.
Voltando às origens
“Recentemente tivemos um retorno de nossa comunidade de que o conteúdo público – posts de empresas, marcas e mídia – está consumindo os momentos pessoais que nos levam a nos conectar mais uns com os outros“, comentou Zuckerberg.
Ele afirma que a iniciativa foi baseada em pesquisas acadêmicas e que visa melhorar o bem-estar dos usuários da rede, fazendo com que se sintam “mais conectados e menos solitários”. Explicou também que o Facebook foi criado para aproximar as pessoas, e por isso, colocar familiares e amigos como pontos mais importantes na plataforma é apenas “voltar à essência” da rede.
Postagem de conteúdo requer mais atenção
Como o espaço do feed é limitado, páginas públicas perceberão seus números de alcance diminuírem, tempo de visualização de vídeo e direcionamento de tráfego, que poderão variar de uma página para outra. De acordo com o comunicado, essas páginas poderão postar conteúdos que auxiliem no aumento das interações sociais entre as pessoas, inclusive, essas postagens serão muito bem-vindas, porém, as pessoas irão ver mais posts pessoais.
As pessoas que quiserem continuar vendo os posts das marcas que curtem, devem modificar suas preferências para escolher as prediletas.
Com a determinação, os administradores de páginas terão um novo desafio e as estratégias de engajamento terão que se moldar à novidade para que o alcance seja mantido ou ao menos não caia tanto. Até o momento, foi percebido que as ações do Facebook caíram 4,22%.
E aí, amigo, o que você achou da mudança?