Uma pesquisa recente desenvolvida pelo Grupo Padrão, empresa focada no público corporativo, revelou a percepção do consumidor em relação às marcas. Para o consumidor brasileiro, por exemplo, os atributos mais relevantes na hora de avaliar uma marca são o atendimento, a qualidade e o preço.
Esse estudo já está na sua 15ª edição, e revelou que marcas consagradas como Apple, O Boticário, Audi e Ford estão no topo do ranking das mais bem avaliadas. Para os entrevistados, as características menos relevantes na hora de avaliar uma marca são estrutura física (9%), inovação (4%) e conveniência (2%).
Comparação com pesquisas anteriores
Ao longo dos anos o comportamento do consumidor muda, e isso interfere diretamente nos resultados da pesquisa. Em 2016, por exemplo, o preço era o fator mais importante para o público, mas em 2017, 29% dos entrevistados revelaram que oferecer produtos de qualidade é mais determinante na hora de escolher uma loja a outra.
Para Jacques Meir, diretor executivo de conhecimento do Grupo Padrão, a melhora na economia do país foi fundamental para o consumidor passar a considerar mais o atributo da qualidade. Meir também revelou que o Brasil continua atrás de países mais desenvolvidos, como Estados Unidos e algumas nações europeias.
Segmentos de destaque
Entre os segmentos que mais se destacaram, estão seguro residencial e de automóveis, carros de luxo e notebooks, ultrabooks e tablets. Em contrapartida, banda larga fixa, energia elétrica e operadora de telefonia móvel foram os que apresentaram os piores resultados na avaliação do público.
O levantamento foi desenvolvido com a ajuda de 1.493 pessoas, em sete estados do país. As informações foram coletadas entre os dias 25 de outubro a 3 de novembro deste ano, e as empresas que obtiveram os melhores resultados foram a BB Mapfre e Apple, com média 9,0, e Audi, com 9,21 nos quesitos avaliados.
E aí, amigo, que você achou dos resultados dessa pesquisa?