O mercado brasileiro está cada vez mais investindo em negócios digitais. Essa estratégia se deve ao fato de que as pessoas estão se habituando a comprar através da internet, e as marcas se veem forçadas a se posicionar corretamente, principalmente nas redes sociais. Entretanto, uma pesquisa revelou que o marketing digital no Brasil evolui de forma mais lenta se comparada a outros países.
Isso foi o que apontou um estudo da IAB (Interactive Advertising Bureau) Brasil, empresa especializada em promover o marketing e a publicidade digital. A pesquisa apontou que em 2016 foram investidos R$ 11,8 bilhões em publicidade na internet, equivalente a 18% do valor total gasto com publicidade no país.
Comparação com o mercado mundial
Apesar desse valor ter aumentado nos últimos anos, o mercado nacional continua muito atrás de outros países, como o Reino Unido, que investe 50% do total em publicidade digital. André Helmuth Fauth, consultor da empresa 14Biz Internet Marketing, revelou que uma das grandes vantagens de trabalhar online é a liberdade que a atividade proporciona.
Para ele, começar agenciando pequenas empresas é fundamental para quem está começando a prestar esse tipo de serviço. Na lista das atividades que mais geram retorno, estão blogs com 66,1%, busca de palavras-chave (64,9%) e responsividade das páginas na web com 43,8%.
Resultados obtidos
Com a aplicação das estratégias de SEO, os resultados obtidos são melhor rankeamento nos sites de busca e crescimento do tráfego orgânico. Thiago Maghamez, especialista em marketing digital da Agência Oblige, disse que a área já é um tendência, mas apresenta as suas particularidades se comparada a modelos tradicionais de publicidade.
Aos poucos, as empresas vão se adaptando e entendo melhor as ferramentas, dificuldades e desafios da publicidade online, mas os resultados mostram que o investimento vale a pena. Não à toa as empresas que já adotaram estratégias de marketing digital revelaram que pretendem aumentar os investimentos nos próximos anos.
E aí, amigo, você tem investido em marketing digital?