Segundo o levantamento feito pela rede Deloitte, as lojas online são a opção preferencial em 51% das compras dos consumidores brasileiros neste final de ano. No entanto, o mesmo estudo afirma que a previsão dos gastos com presentes para este ano é de R$ 367,48, R$26,38 a menos que no ano passado. Esses números se explicam em razão da necessidade de redução das dívidas mencionadas por 47% dos entrevistados.
O estudo aponta que o varejista precisa investir melhor nas ofertas online, integrando os canais físicos e digitais para fidelizar o público. Entre as justificativas dos consumidores para comprar pela internet estão: preços melhores (51%), maior oferta de mercadorias (60%), praticidade (53%), e velocidade e facilidade de pagamento (50%).
Redes sociais na decisão de consumo
O estudo mapeou o comportamento dos brasileiros para o Natal, concluindo que 31% dos entrevistados entre 18 e 24 anos se dizem totalmente influenciados pelas publicações em mídias sociais antes de efetuar qualquer compra. O percentual foi de 30% para os brasileiros entre 25 e 30 anos; de 26% para a faixa etária entre 31 e 40 anos; e de 21% para os com idade superior a 40 anos.
Para 49% dos entrevistados da pesquisa, os objetos de consumo mais desejados são os eletrônicos e de informática. Entre os produtos mais adquiridos pelo meio online estão músicas, filme e games (55%), livros (52%) e artigos esportivos (43%). O estudo também revelou que pesquisar preços antes de comprar um produto faz parte de um dos hábitos mais recorrentes dos brasileiros.
Os caminhos das compras online
Para cada etapa do processo de compra a pesquisa se utilizou da resposta do consumidor brasileiro, que indicou canais diferentes como preferência, caracterizando-se como phygital. O phydigital ocorre quando vários meios diferentes são utilizados na jornada do consumidor.
O percurso de compra do consumidor reflete um processo de busca por determinados produtos, desde a pesquisa do preço, opiniões, pagamento e recebimento do item adquirido. Diante do quadro, é preciso estar atento para conquistar o público crescente que utiliza os canais digitais.
E aí, amigo, você tem utilizado estratégias nas mídias sociais para alcançar mais consumidores?