Mesmo que o país ainda esteja passando por um período de crise financeira, algumas pesquisas mostram que aos poucos a economia vai se recuperando. Um desses estudos é o Consumer Insights, desenvolvido pela Kantar Worldpanel, empresa especializada em comportamento de consumo.
Pesquisadores avaliaram o consumo de 11.300 domicílios no terceiro trimestre de 2017, e perceberam que o gasto nesse período foi 3% maior do que os três meses anteriores. Além disso, se comparado ao mesmo período de 2016, o aumento foi de 6%. Isso demonstra que embora o processo esteja lento, é perceptível o aumento gradativo do consumo.
Tendências de consumo
Assim como nos anos anteriores, os produtos mais básicos continuam sendo preferidos pelo público. Entretanto, mesmo em um período de contenção financeira, o brasileiro dá prioridade à qualidade do produto, o que na maioira dos casos requer um pouco mais de investimento. Entre esses itens estão o café, açúcar, fralda descartável e até mesmo a cerveja.
Outros produtos que voltaram a aparecer na lista de compra do brasileiro são os alimentos prontos, como os congelados (batata, lasanha, pizza, etc). Entretanto, há também o grupo de produtos que continuam apresentando queda nas vendas, como o leite pasteurizado e outras mercadorias menos básicas.
Canais de venda
Entre os principais canais de venda está o atacarejo, com um crescimento de aproximadamente 12% nos últimos nove meses. A promoção, assim como em épocas passadas, voltou a ser um diferencial competitivo para as empresas que desejam atrair a atenção do consumidor.
A pesquisa também aponta uma previsão positiva para 2018, pois a população aos poucos vai perdendo o medo de consumir ao perceber que o país está saindo da crise. Para especialistas, o momento é ideal para atrair novos consumidores, avaliar como foram os últimos anos e saber o que pode ser aprendido com a crise.
E aí, amigo, você acredita na recuperação econômica do nosso país?