Comprar através da internet tem se tornado cada vez mais um hábito de consumo do brasileiro. A facilidade de acesso aliada às condições de adquirir um item a qualquer hora de qualquer lugar tem contribuído para o surgimento e consolidação de diversas empresas no ramo digital. Ao mesmo tempo que isso ocorre, o número de reclamações também cresce, e uma pesquisa recente mostrou as empresas com mais reclamações em vendas online.
O estudo foi realizado pela ITBroker, empresa com foco em marketing e vendas, com o objetivo de analisar as maiores empresas de e-commerce do Brasil. Além de ser extremamente importante para a Black Friday, por exemplo, a pesquisa mostrou quais foram as principais reclamações dos consumidores durante o ano de 2017.
Atraso na entrega
A pesquisa apresentou as principais queixas do consumidor que compra nas lojas online, e 48% dos entrevistados revelaram que o que mais aborrece é o atraso na entrega. Em seguida aparecem o não recebimento de um produto e a entrega de um item com defeito, com 22,7% e 15% de reclamações, respectivamente.
Um fato interessante percebido no levantamento é que as 50 empresas avaliadas se transformaram em 79 outros e-commerce, com um faturamento de 30,53 milhões de reais apenas em 2015. Natan Reiter, fundador da ITBroker, revelou que esse tipo de análise é fundamental para que as empresas possam desenvolver suas estratégias de vendas.
Conclusões da pesquisa
Ao longo do ano de 2017 foram registradas um total de 397 mil reclamações em sites específicos para depoimentos de consumidores. Dessas, 389 mil foram respondidas, o que corresponde a 98% do total. E o tempo médio para que a empresa dê um retorno à queixa é de aproximadamente 10 dias.
Das 50 empresas avaliadas, 18 (36%) são exclusivamente e-commerces, enquanto que 32 vendem através de várias plataformas simultaneamente. O ranking com empresas com mais reclamações é liderado pelas Casas Bahia, seguido do Extra.com e Netshoes. Além delas, também aparecem Americanas.com, Submarino, Saraiva e Renner, por exemplo.
E aí, amigo, o que mais te aborrece nas compras online?