A lenta mas crescente recuperação econômica brasileira está refletindo diretamente no faturamento do varejo, que aos poucos vai percebendo as vendas aumentarem. Outro fator que está animando os lojistas é a Black Friday, que ocorre no próximo dia 24 de novembro em todo o país. Com isso, a expectativa é que pequenas empresas virtuais faturem aproximadamente R$ 60 milhões nesse período.
Esse valor é 38% maior do que foi registrado na mesma época em 2016, de acordo com um levantamento realizado pela Loja Integrada, plataforma focada na criação de lojas virtuais com mais de meio milhão de empresas cadastradas. O resultado indica que a população vai aos poucos readquirindo os antigos hábitos de consumo que foram afetados pela crise financeira.
Resultados da pesquisa
Além de aumentar o faturamento, a pesquisa também mostrou que os descontos na data da Black Friday também serão maiores, podendo chegar até R$ 2,5 milhões, 41% a mais que o evento do ano passado. Para Breno Nogueira, Head da Loja Integrada, o período é importante para as lojas alcançarem as metas do ano, além de poderem conquistar mais clientes.
De acordo com a pesquisa, a expectativa é que nessa edição o público esteja disposto a gastar mais com as compras. Essa análise é feita observando os números de 2016, onde só as lojas da própria plataforma tiveram um ticket médio de R$ 202,00. Para 2017 é esperado que esse valor aumente para pelo menos R$ 260,00.
A vantagem dos pequenos negócios
Para Nogueira, as pequenas empresas têm suas vantagens perante as lojas mais conhecidas. E quem sai ganhando é o consumidor. Para ele, por ser mais fácil criar um pequeno negócio, a concorrência acaba sendo maior. Então, as ofertas, a facilidade de negociação e proximidade com o cliente acabam baixando os preços.
Hoje quase todos os segmentos aproveitam a Black Friday para vender mais, diferentemente dos anos anteriores, onde a maior parte das ofertas eram de eletrônicos. Segundo a Loja Integrada, os segmentos que vão se destacar em 2017 são os mesmo de 2016, como moda e acessórios, cosméticos e perfumaria, casa e decoração, acessórios automotivos e saúde.
E aí, amigo, já preparou as ofertas de fim de ano para seus clientes?