Na última semana de outubro, o Facebook anunciou através de seus representantes que mais uma novidade será disponibilizada na plataforma. A rede social desenvolveu um marketplace, ambiente para venda de bens ou serviços. Mas por enquanto a função está disponível apenas nos Estados Unidos e para o comércio de carros.
A Forbes também informou que a precificação vai ser feita de acordo com o Kelley Blue Book, ferramenta de análise preços. O modelo de negócio vai ser muito parecido com o do Mercado Livre, onde o interessado vai poder filtrar o produto de acordo com a cor, modelo, marca, ano, entre outras tantas características.
Integração com o Messenger
Para poder fazer algum anúncio, a única exigência é ter uma conta cadastrada na rede social, e toda a operação vai ser integrada com o Messenger, ferramenta de conversação do próprio Facebook. Com isso, o consumidor vai poder entrar em contato diretamente com o vendedor e dar procedimento à negociação.
Segundo o Techcrunch, site especializado em notícias de tecnologia, esse modo de negociação desenvolvido em 2016 já cresceu 200% em volume de buscas. Além disso, também houve um aumento de 77% no número de conversões entre vendedores e consumidores, considerando apenas os primeiros seis meses do ano.
Necessidade de mercado
Esse comportamento do Facebook é uma resposta ao mercado de carros americano. Em uma entrevista, Bowen Pan, Gerente de Produtos do Facebook, disse que os automóveis são os produtos preferidos do marketplace americano. Ele também revelou que milhares de americanos diariamente fazem buscas por carros e motocicletas usadas.
A proposta da empresa de Zuckerberg é investir no comércio através da rede social, como compra de ingressos, encontrar melhores ofertas no Ebay e na compra e aluguel de apartamentos. Até mesmo a oferta de emprego está sendo disponibilizado na plataforma, o que agrada demais os usuários.
E aí, amigos, o que você acha dessas novas funções do Facebook?