O livros digitais, ou e-books, vêm ganhando espaço cada vez mais no mercado mundial. Eles são mais baratos tanto para o produtor quanto para o consumidor final. E esse dado quem comprova é o CupoNation, empresa alemã que disponibiliza cupons de desconto para as principais lojas virtuais.
Em um levantamento feito com os 90 livros mais vendidos na Amazon em 2016 e 2017, foi constatada a diferença de preço entre os e-books e livros impressos. O CupoNation revelou que, em média, os livros digitais podem apresentar um valor até 27% mais baixo que as obras físicas. Entretanto, mesmo que eles sejam mais baratos, o faturamento ainda é muito maior nos impressos.
Mercado brasileiro de e-books
Segundo a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em 2016 o faturamento dos e-books foi de apenas 1% do mercado brasileiro, o que mostra que o produto ainda é pouco explorado. Além de apontar a média de variação nos preços, a pesquisa revelou que outro fator relevante para essa diferença é o gênero do livro.
Entre os que apresentam maior variação são os de literatura, com até 33% de diferença entre os digitais e impressos. O de menor oscilação é o gênero infantojuvenil, com apenas 24%. Entre todas as obras avaliadas, chegou a ser encontrado um preço até 97% mais baixo em um ebook quando comparada à sua versão impressa.
Produção de e-books
A CBL (Câmara Brasileira de Livros) revelou em agosto de 2017 que apenas um terço do setor editorial do país produz conteúdo digital. Isso quer dizer que das 794 editoras avaliadas, apenas 294 investem na fabricação de produtos digitais. Até o último dia de 2016, foi constatado que foram vendidos 2.751.630 unidades, com um faturamento total de R$ 34 milhões.
A pesquisa também mostrou que o preço médio de um livro digital no Brasil é de aproximadamente R$ 12,00. Os mais caros são os do gênero Obras Gerais, que custam em média R$ 36,54, e os mais baratos são os Científicos, Técnicos e Profissionais (CTP), com preço médio de R$ 10,05.
E aí, amigo, você costuma ler ou produzir e-books?