O WhatsApp está dando vários passos que demonstram que o aplicativo realmente está com o objetivo de se monetizar. Recentemente, anunciamos aqui no Digaí que o app ganhará uma versão Business voltada para empresas e que além disso irá identificar perfis comerciais através de uma sinalização em forma de ícone verde.
Agora, o Facebook, rede social que comanda o aplicativo de conversas desde 2012, liberou para algumas contas a possibilidade de fazer anúncios que, quando clicados, direcionam o usuário para uma janela de conversa no WhatsApp. A novidade tem o objetivo de facilitar ainda mais a comunicação entre consumidor e empresa, como já acontecia anteriormente com o Messenger.
Facilidade de comunicação
A novidade além de vir para estreitar mais o caminho entre cliente e marca, também fortalece ainda mais a integração entre Facebook e WhatsApp. Mark Zuckerberg já deixou claro que pretende unificar cada vez mais as duas redes sociais. Com a nova funcionalidade, uma loja pode criar anúncios que direcionem o usuário para iniciar uma conversa no aplicativo e posteriormente mandar outras ofertas para esse contato.
A funcionalidade ainda não está disponível para todos anunciantes. Para você descobrir se ela já foi liberada para a sua conta ou não, crie uma nova campanha no Power Editor, e no Objetivo de campanha veja se existe a opção Mensagens. Caso ela já esteja disponível, você terá a opção de escolher entre Messenger e WhatsApp.
Monetização
Na época em que o WhatsApp foi adquirido pelo Facebook, Zuckerberg prometeu que o aplicativo não mostraria propagandas para os usuários. Já o outro aplicativo de conversas do dono do Facebook, o Messenger, já inclui anúncios. Nos resta aguardar para ver se o mesmo irá acontecer com o app mais utilizado pelo brasileiro.
Em julho desse ano, o WhatsApp chegou ao número de 1,3 bilhão de usuários, e antes mesmo das novidades recentes, ele já vinha sendo usado por vários grandes e pequenos negócios. A tendência agora é que o seu uso de modo profissional aumente cada vez mais.
E aí, amigo, o que você acha da novidade do WhatsApp e do Facebook? Ela já está disponível em sua conta?