Contar com profissionais satisfeitos é o desejo de toda empresa. E para analisar como os profissionais de comunicação se sentem no ambiente de trabalho, a RunRun.it realizou em parceria com a Opinion Box uma pesquisa entre os dias 3 e 18 de Agosto. O levantamento contou com participação de 732 pessoas da área, onde todas responderam a perguntas enviadas por e-mail.
A pesquisa contou com profissionais de marketing e comunicação de todas as regiões do país, e fez uma análise das empresas e do panorama de mercado. De modo geral, o estudo mostrou que 90% dos funcionários estão satisfeitos com a profissão e com o ambiente de trabalho, mas apenas 4% acredita que sejam valorizados pelas empresas.
Análise de satisfação
Embora nove a cada dez profissionais estejam satisfeitos, 43% considera a remuneração abaixo do ideal. Mesmo assim, 61% dos entrevistados demonstraram interesse em continuar trabalhando no ramo nos próximos cinco anos. Em contrapartida, 13% afirmam que pensam em mudar de ramo de atuação até 2022. Entre os principais pontos positivos indicados pelos profissionais estão o relacionamento com a equipe e respeito entre funcionários.
Por outro lado, problemas de gestão e falta de feedback estão entre as maiores reclamações. Entre os que não estão tão satisfeitos, a desvalorização é mais aparente em cargos operacionais. Em ocupações hierarquicamente mais elevadas, o profissional se mostrou mais bem reconhecido, não só financeiramente, mas também em relações do dia a dia.
Mercado de comunicação e marketing
O estudo também analisou o comportamento dos profissionais do mercado de comunicação e marketing, e verificou que em empresas com até 25 funcionários, 46% dos participantes disseram que se sentem parte de um projeto inovador. Em companhias com até 100 funcionários o resultado se mostra mais expressivo, pois 54% das pessoas deram a mesma resposta.
Quando perguntados se eles se sentiam pessoas inovadoras, apenas 6% dos entrevistados disseram que não são, enquanto que 65% revelou se sentir um profissional inovador. Essa questão mostrou ter uma relação direta com o cargo ocupado, pois quanto mais influente o profissional é na empresa, mais criativo ele demonstra ser.
E sua empresa, amigo, é composta por pessoas inovadoras? Como eles se sentem no ambiente de trabalho?