Uma pesquisa recente da Arkadium, empresa que fornece ferramentas para a produção de conteúdo, revelou a preferência do público em relação ao formato do material disponibilizado online. Os dados mais relevantes são relacionados à geração Millennials, que são as pessoas nascidas nos anos 80 e 90.
O estudo mostrou que as páginas que usam fotos, vídeos e gifs, por exemplo, agradam muito mais o público se comparadas aos sites que utilizam mais conteúdo textual. Em relação a esse fato, 82% dos que pertencem a esse grupo estão mais propensos a retornarem a um endereço que tenha esses recursos visuais.
Importância da geração Millennials
Atualmente os leitores Millennials representam 30% da população brasileira, e produzir conteúdo que satisfaça a esse público é essencial para um site que queira ter um bom número de acessos. O que a pesquisa mostra é que os formatos preferidos são os que geram mais interatividade, os que estimulam ainda mais a visualização da parte textual.
Segundo o estudo, 78% das pessoas continuam lendo uma matéria caso no corpo do texto seja inserido um vídeo ou foto, por exemplo. Elas chegam a se importar menos com o tamanho do material se esses recursos estiverem disponíveis. Quando essa análise é feita com a geração Millennials, o valor sobe para 85%.
Como fidelizar a geração Millennials
Sabendo disso, fica mais fácil produzir conteúdo direcionado para esse público. A pesquisa mostrou que o leitor millennials dá mais credibilidade a sites que utilizem esses recursos visuais. Por essa razão, 71% das pessoas dão preferência a esses sites quando desejam ter acesso a informação na internet.
Em contrapartida, é preciso ter cuidado com o layout da página. Da mesma forma que vídeos, fotos e gifs agradam aos usuários, há também os fatos que podem prejudicar a experiência de navegação. Entre as maiores reclamações estão o aparecimento repentino de banners e propagandas.
E aí, amigo, você utiliza fotos e vídeos nas suas páginas?