O Twitter anunciou recentemente que pode alterar uma das suas características mais marcantes: o limite de caracteres. Fundada em 2006 e com uma estrutura semelhante a um mini blog, a rede social possui um espaço para que o usuário digite no máximo 140 letras (ou caracteres). E por mais de 10 anos isso funcionou perfeitamente, mas não para todos os países.
A rede social é caracterizada pelo seu poder de síntese, ou seja, o usuário se expressa em pouco espaço. Mas o Twitter percebeu que em algumas línguas não é tão fácil se adaptar à exigência do microblog, principalmente nos países ocidentais. A empresa explicou no seu próprio site que para algumas nações, como China e Coréia, é mais simples falar o necessário com pouco espaço. Mas em outros países isso não ocorre com tanta facilidade, a exemplo do Brasil, Estados Unidos e Espanha.
Adaptações do Twitter ao mercado
O Twitter anunciou através da sua conta oficial a possibilidade de aumentar o número de caracteres de 140 para 280. Mas para fazer isso, o usuário terá que fazer um pequeno procedimento. Entre os canais que já fizeram isso, está o da HBO, que utilizou seu perfil oficial e publicou uma postagem com os 280 ícones (letras, pontuação ou símbolos). Outra pessoa que fez o mesmo foi Biz Stone, co-fundador do Twitter, que aproveitou para falar mais da novidade.
Para falar sobre a mudança, a empresa fez uma postagem explicando as principais razões, entre elas a dificuldade de síntese das línguas ocidentais. Segundo um levantamento feito pela própria rede social, um tweet escrito na língua inglesa tem em média 34 caracteres, enquanto que um feito em japonês tem apenas 15.
Como utilizar os 280 caracteres
O usuário que desejar usar a nova atualização, deve fazer o seguinte procedimento. Primeiro, ele deve acessar o site tweetdeck.twitter.com e fazer um login. Em seguida, apertar com o botão direito na tela e selecionar a opção “inspecionar” que vai aparecer no menu. Depois, clicar sobre a aba “Sources”, pressionar o botão “>>” e ir até “Snippets”. Por último, ir na opção “New Snippets” e colar um código que está disponível nesse site, clicar em ctrl e enter ao mesmo tempo, e pronto.
A movimentação nas redes sociais está grande devido à novidade, com muitos comentários a favor mas outros nem tanto. Uma das grandes reclamações por parte dos usuários é o receio que os “textões” do Facebook invadam o Twitter.
E aí, amigo, o que você achou da atualização do Twitter?