O Dia das Crianças é daqui a um mês, mas com certeza os pais já estão pensando no que comprar para os seus filhos. Sabendo da importância de aproveitar datas festivas para aumentar a lucratividade de muitas empresas, o Facebook divulgou algumas dicas de como se portar na sua plataforma e no Instagram. O objetivo é mostrar que a data é muito mais do que comprar brinquedos, já que há outras tantas possibilidades interessantes que podem agradar o público infantil.
Em uma pesquisa feita pela empresa, “passeio” foi o tema comentado por 63% dos participantes, enquanto que “brinquedo” foi citado por 27% das pessoas. Entretanto, 59% ainda consideravam dar brinquedos ao mesmo tempo em que planejavam alguma outra atividade. O intuito é mostrar que as marcas podem promover os seus produtos juntos a um passeio, como uma bola sendo associada a um dia no parque.
Dados sobre o Dia das Crianças
Outros dados interessantes apresentados pelo Facebook podem ser utilizados para chamar a atenção do público, e entre eles está o ticket médio pretendido pelos compradores. Segundo o levantamento, o consumidor está disposto a gastar em média R$ 118,00, e os produtos mais comentados são brinquedos, gadgets, jogos e livros, este último com apenas 2% das intenções.
Entre os locais que mais recebem check-in, estão restaurantes, praias e shoppings, o que corrobora com a ideia de associar atividades em família com a aquisição de presentes. E para que as empresas possam se planejar para a data, o Facebook deu alguns exemplos de estratégias para serem usadas no Instagram a fim de chamar mais a atenção do consumidor.
O que fazer para converter mais
A primeira dica é em relação aos vídeos, pois eles têm alto índice de conversão e tendem a captar muito mais a atenção do público. Para fazer isso, é possível fazer lives no Facebook ou no Instagram, gravar vídeos ou utilizar a funcionalidade do Stories. Para aumentar ainda mais as chances de venda, é indicado que a marca vá atrás do seu consumidor, como no exemplo da bola de futebol ser associada a um dia no parque.
Uma outra tática muito importante para o planejamento das publicações, é a utilização de “chamadas para ação” (“clique aqui”, “comente abaixo”, entre outros), pois elas direcionam o consumidor diretamente para a loja. Todos os dados apresentados na pesquisa podem ser acessados num infográfico elaborado pela plataforma. Colocando em prática essas orientações, há grandes chances das suas vendas serem impulsionadas nessa data.
E aí, amigos, a sua empresa já está se preparando para o Dia das Crianças?