A Black Friday é só em novembro, mas diversas empresas já podem começar a se estruturar para um período de grande movimentação de mercado. Segundo pesquisa do GFK, comissionada pelo Facebook, 18% dos brasileiros se programam para as promoções já em setembro. Assim como ocorreu em 2016, a expectativa é que o consumidor aproveite as oportunidades não só nas lojas físicas, mas também online.
Segundo a pesquisa, 74% dos brasileiros fizeram compras na Black Friday em 2016, o que revela um alto índice de engajamento. Quando perguntados sobre a programação para esse ano, os entrevistados revelaram fatos bastante interessantes. Para 66%, se alguma oferta for realmente boa antes mesmo do período, há grandes chances de se fechar negócio. E 35% se mostrou propenso a aumentar o valor investido em compras se comparado ao ano passado.
Dicas de Planejamento
Segundo o Facebook, uma grande estratégia é não esperar pelo público, mas ir atrás de possíveis compradores e despertar o desejo deles antes da jornada de consumo. E sabendo que 64% das pessoas pretendem adquirir produtos através da internet, usar as mídias sociais é uma ótima alternativa para atrair a atenção dos clientes.
Para isso, o Facebook se mostra muito efetivo, já que 3 a cada 5 brasileiros afirmam ser influenciados pelo site nas compras de final de ano. Outra alternativa é o Instagram, rede social bastante utilizada no Brasil que também interfere na decisão de aquisição dos usuários. Desenvolvendo um planejamento correto, há grandes chances de converter as publicações em vendas, até mesmo após o período de promoções.
Etapas de Atração
Um dos fatores determinantes para se obter sucesso é a coerência na mensagem, que pode ser dividida em três etapas: reconhecimento, consideração e campanha. A primeira fase consiste em chamar a atenção do público alvo e divulgar a mensagem principal do objetivo da empresa.
Em seguida, é necessário mostrar as vantagens em escolher uma determinada marca e não a sua concorrente. Por fim, a ação, que se baseia em relembrar o consumidor dos produtos e serviços ofertados.
As ferramentas para desenvolver o projeto são muitas, como o Stories do Instagram, gif’s, lives, fotos ou até mesmo vídeos falando não só do produto em si, mas da marca como um todo. O importante é manter o público sempre envolvido com a empresa, pois isso aumenta o engajamento e, consequentemente, as vendas.
E aí, amigo, você está preparando o seu consumidor para a Black Friday?