No início de 2017, o Facebook anunciou algumas atualizações relacionadas à monetização dos seus vídeos. E entre elas, estava o Audience Network, ferramenta que aumenta o alcance das campanhas na rede social. A proposta era ajudar empresas parceiras a lucrarem mais com a rentabilização dos vídeos publicados, não só no Facebook, mas também nos seus sites pessoais. Entretanto, assim como várias outras novidades, a função não estava disponível no Brasil.
Recentemente, a rede social divulgou a expansão do Audience Network para o Brasil, o que irá permitir novas formas de ganhar dinheiro para as empresas nacionais. Com isso, as marcas poderão integrar seus anúncios e conteúdos no Instant Articles. A ferramenta já está acessível para todos os anunciantes e será disponibilizada para outros veículos aos poucos a partir da próxima semana.
Eficiência do Audience Network
Segundo pesquisas, empresas que utilizam o Audience Network em conjunto com o próprio Facebook e o Instagram têm um alcance 16% maior em seus anúncios. O vice-presidente do Facebook na América Latina afirma que cada dia fica mais difícil atingir com precisão o público no meio digital, e toda forma de otimização é bastante válida.
Quem utilizar o Instant Articles também vai poder obter resultados ainda melhores, pois o formato já é responsável por 33% dos cliques em matérias publicadas no Facebook, oferecendo recursos interativos que carregam muito mais rápido na plataforma. E sabendo que o usuário está cada vez mais em busca de não perder tempo online, o dispositivo se mostra bastante útil.
Números do Audience Network
Em entrevista recente, Claudia Gurfinkel, líder estratégica do Facebook frente a empresas, revelou que através do Audience Network, o Instant Articles paga mais de 1 milhão de dólares diariamente para várias empresas ao redor do mundo. Na América Latina, por exemplo, as pessoas já clicam até 61% mais em conteúdos em Instant Articles do que em links web, o que mostra o potencial da ferramenta na região.
Entre as demais alternativas de monetização acessíveis, as empresas de mídia podem utilizar o seu próprio catálogo de anúncios no Instant Articles e ficar com o total integral da receita adquirida ou ainda utilizar outras ferramentas de Branded Content do Facebook ou Instagram para aumentar seus acordos de patrocínio.
E aí, amigos, o que você acha do Audience Network?