Constantemente falamos aqui no Digaí a importância que o e-mail ainda tem no dia a dia das pessoas. Embora muitos ainda achem que as redes sociais e os anúncios online sejam a melhor alternativa para se relacionar com o consumidor, uma pesquisa recente da Adobe mostrou o contrário. Segundo a Adobe Consumer Email Survey, 61% das pessoas preferem receber ofertas e conteúdos promocionais através do e-mail.
Esse número até surpreendeu os pesquisadores, pois representou um aumento de 24% em relação ao ano passado. Isso mostra como o e-mail continua se mantendo popular entre o público, independente da idade. Além de mostrar o que os consumidores gostam de receber na sua caixa de mensagem, o estudo também indicou as ações que mais irritam o público. Entre elas, está a frequência que as marcas enviam os seus conteúdos.
Consumidores preferem ofertas por e-mail
Por mais que a pesquisa tenha mostrado a preferência de ofertas por e-mail, 40% dos entrevistados falaram que a elaboração de newsletters é uma das estratégias mais eficazes do marketing promocional. Mas a construção do conteúdo deve ser feita com extrema cautela, pois se o texto contiver muita imagem, há grandes chances do público se frustrar.
Isso porque as imagens podem tornar o e-mail mais difícil de carregar, principalmente quando são utilizados banners promocionais. Inclusive, essa foi uma reclamação de 20% dos consumidores, além de relatarem não gostar também de conteúdos longos e pouco informativos.
Comportamento do consumidor
Além de mostrar a preferência do consumidor, a pesquisa também mostrou o comportamento do público de modo geral. Segundo o estudo, 36% dos entrevistados passam aproximadamente 2 horas do dia acessando o e-mail pessoal, e 20% passam aproximadamente 3 horas no e-mail empresarial. Ou seja, 27% dos participantes passam quase 5 horas e meia lendo conteúdos na sua caixa de entrada.
Todos esses levantamentos servem para mostrar a importância que o e-mail ainda tem perante o público, e como esse meio de comunicação pode ser altamente efetivo se trabalhado da maneira correta. Inclusive, se você é recorrente aqui no Digaí, deve conhecer o curso “E-mail Marketing Efetivo”, do Felipe Pereira, onde ele ensina passo a passo como se relacionar com o seu público através de e-mails.
O que achou dos dados revelados pelo relatório? Você faz parte da maioria que prefere receber conteúdos promocionais por e-mail? Comente conosco!