Quem pretende se aventurar no marketing com base em dispositivos digitais deve estar atento às habilidades básicas e aos diferenciais mais importantes valorizados pelas empresas desse mercado versátil.
O especialista sênior em Business Inteligente da TV Globo, Felipe Padovani, juntamente com um dos gerentes de marketing digital da Natura, Rafael Untura, apontaram características de um bom profissional da área.
Ambos compartilharam suas experiências em relação ao cotidiano de um profissional do ramo no painel da Conferência Na Prática Gestão Empresarial, promovido pela Fundação Estudar,um evento que reuniu jovens e empresas em busca de novos talentos.
Atualização constante
O mercado de marketing digital está em renovação constante. “Os conhecimentos técnicos vão ficar obsoletos e outros vão surgir do nada para dominar tudo”, explica Rafael. Dessa forma, a capacidade de se atualizar é bem mais importante que a formação técnica.
Muitas ferramentas bastante populares no meio digital há cinco anos atrás já estão ultrapassadas, comenta Rafael. Assim, até mesmo os conhecimentos passados pela faculdade podem não ser suficientes, e os estudantes muitas vezes precisarão estudar por conta própria.
Felizmente existem uma série de cursos online disponíveis em plataformas como edX, Coursera e até o YouTube, destaca o gerente da Natura.
Perfil analítico
Segundo os profissionais, é importante para quem quer trabalhar com marketing digital ter a capacidade de analisar volumes de dados em grandes proporções e deles extrair informações relevantes.
Além disso, eles destacam que visão de negócio, conhecimentos básicos de programação e domínio de planilhas do Excel são aspectos fundamentais para agregar valor ao profissional. É necessário, entretanto, ir além dessas qualidades, explica Felipe. A pessoa precisa saber como argumentar e dar sentido às informações que coleta das bases de dados.
Para ilustrar esta necessidade, Felipe toma como exemplo a realidade da Globo: “Noventa milhões de pessoas acessam a Globo online por mês, o que traz um volume enorme de informações. Assim não dá para se ater apenas à informação bruta, mas pensar em quais novas estratégias poderemos montar com elas a favor do negócio”.
Agilidade é crucial
Um feedback ou um conjunto de métricas podem gerar novas estratégias de marketing digital diariamente. A tarefa de acompanhar esse ritmo infindável de otimizações e testes exige agilidade e disposição para investir em novas possibilidades. Pequenos erros acontecem todos os dias, garantem os profissionais. O olhar do profissional de marketing digital deve estar voltado às maneiras de se consertar os erros ao invés de sucumbir a eles.
Sentimento de dono
Por fim, Rafael comenta que para desenvolver as habilidades citadas, praticar o “sentimento de dono” é uma ótima estratégia. Ao puxar para si as responsabilidades do sucesso daquele negócio, você é capaz de otimizar sua produtividade e fazer maiores esforços, como por exemplo, enfrentar o cansaço para melhorar um relatório ou investir dinheiro em uma certa ferramenta.
“Isso facilita o caminho para crescer. As pessoas sentem quem têm essa iniciativa”, continua.
Quem pode atuar com marketing digital?
Segundo Rafael e Felipe, qualquer um que tenha os conhecimentos básicos requeridos está apto a atuar nessa área em expansão independente da formação acadêmica. Uma boa base de network também é importante para se desenvolver um mindset digital. Você consegue ter contato com diferentes realidades profissionais e enxerga além da sua área.
“Ter o perfil e demonstrar potencial é mais importante do que chegar ‘pronto’”, completa Felipe.
O que achou da opinião dos profissionais? Você está apto para se aventurar no Marketing Digital?