Há tempos o Instagram deixou de ser uma mera rede de compartilhamento de fotos para se tornar um dos meios mais lucrativos da internet para se atrair clientes. Já falamos aqui no blog que, recentemente, a rede alcançou a marca de 15 milhões de perfis profissionais.
Esse grande salto de aplicativo comum para rede de publicidade digital pode estar interligado a suas constantes alterações que a tornam cada vez mais semelhante à rede social mais lucrativa dessa década, o Facebook. Esta semana, o Instagram anunciou a introdução de mais um recurso herdado do Facebook, e pode estar caminhando para se alcançar o título de “maior rede social do mundo” juntamente com a criada por Mark Zuckerberg. Ambas são propriedades dele.
Trajetória épica
Com uma trajetória que mais parece uma história épica, o Instagram sai, portanto, de um status de ex-rede social hipster e limitada para ser simplesmente a maior rede social do mundo — e a novidade dessa semana vem para confirmar ainda mais essa ideia.
A equipe da rede postou há alguns dias no seu site oficial que está introduzindo threads nos comentários dos posts, ou melhor dizendo, o recurso de cadeias que permite a visualização da resposta de um comentário exatamente após o mesmo. O objetivo é facilitar a conversação e organizar a leitura de quem gosta de acompanhar as discussões.
No modelo antigo de respostas, quando o usuário clicava em “responder” num determinado comentário, o aplicativo simplesmente direcionava o usuário ao campo de escrita com a marcação da pessoa a quem se desejava responder. Agora, este botão criará uma nova cadeia de respostas e tudo ficará no seu devido lugar. Muito mais organizado, não?
Mais engajamento
A atualização é uma ótima oportunidade, também, para que as empresas melhorem a comunicação com os clientes. Em geral, os comentários por marcação se perdiam facilmente quando uma publicação possuía muita interação e o usuário tendia a não respondê-los, prejudicando assim o engajamento do post. Além disso, a reposta em cadeia facilita a compreensão da conversa e assim, o usuário pode interagir com a marca por mais tempo.
O novo recurso já está disponível na versão 24 (provavelmente é referente à 10.24 em diante) do aplicativo para iOS e Android, que será disponibilizado gradualmente ao longo das próximas semanas em todos os países que têm o aplicativo.
O que achou dessa novidade, amigo? Já estava na hora do Instagram organizar sua seção de comentários, não é mesmo?