Quem não gostaria de ter sua startup apoiada por uma grande empresa para entrar de vez no mercado? A fabricante de veículos Renault está ajudando esse tipo de empresas a desenvolverem aplicativos que contribuam para problemas de mobilidade no futuro. Através do Renault Experience 2.0, a montadora está ajudando startups com um projeto de inovação que revela os talentos de empresas emergentes para ascenderem no mercado. O Brasil é um dos focos da marca e o projeto encontra-se em sua terceira e última fase. Além de uma grande ação social, é um ótimo incentivo para empreendedores iniciantes.
Renault Experience 2.0: Objetivos e como funciona
O Renault Experience 2.0 tem como objetivo ajudar pequenas empresas a demonstrarem o seu potencial e se capacitarem para conseguirem crescer no mercado. A fase inicial exigia que as startups apresentassem possíveis soluções criativas e funcionais para problemas de mobilidade e conectividade. Todo o processo foi acompanhado pela Renault e vários executivos do setor.
As empresas participaram das primeiras fases de forma online, apresentando soluções para transformar a forma como as pessoas se deslocam. As startups receberam mentoria de profissionais experientes e executivos da Renault do Brasil. O primeiro desafio das equipes foi desenvolver projetos focados em design de produtos e serviços. Os participantes receberam uma grande quantidade de conteúdo da montadora para inspirar as ideias.
440 equipes participaram das fases classificatórias, o que gerou uma movimentação de 83 instituições de 13 estados.
Atualmente o projeto está na fase final com as 3 melhores ideias selecionadas pela Renault e as equipes estão participando de um treinamento intensivo em Curitiba, com palestras e atividades com foco em tecnologia e mercado de trabalho.
Renault Experience 2.0: Projetos escolhidos
Entre os finalistas estão duas equipes do Paraná e uma da Bahia. A representante da Bahia é a solução Smart Security, que conecta o motorista com o seu carro, dando suporte em casos de batida, furto, etc. O Paraná está representado pela Move Curitiba e pela Terpibots. A primeira desenvolveu um aplicativo de gerenciamento de aluguel de vagas de garagem para carros, motos e bicicletas, e a segunda criou uma plataforma que entrega funções como Sistema de Usuários e rastreamento, um gerenciador de dados do automóvel e um mecânico virtual.
E aí, amigo, o que achou da iniciativa da Renault? Conta pra gente.