O Facebook é utilizado para diversos fins pelos seus usuários, um deles é como fonte de informação. Dessa forma, vários jornais e emissoras de TV aderiram à rede, mas o meio acabou se tornando ainda mais competitivo e menos lucrativo para os disseminadores de informações jornalísticas.
Por conta disso, nas últimas semanas, uma disputa travada pela mídia norte-americana contra o duopólio do The New York Times e o The Wall Street Journal fez com que a empresa conversasse com os veículos e anunciasse uma possível solução.
Solução essa que advém de uma nova ferramenta chamada paywall – sistema que restringe acesso de reportagens a leitores, visando dar suporte às empresas jornalísticas que queriam cobrar pelo acesso às notícias publicadas na rede social.
Notícias pagas no Facebook?
Bom, quase isso, estão sendo estudadas algumas alternativas pelo Facebook juntamente com as empresas de comunicação, a primeira é a disponibilização de 10 acessos gratuitos às notícias, após isso o usuário terá que pagar.
A outra opção é que os veículos de informação poderão escolher as matérias que serão pagas e as que vão ser abertas ao público.
Outra possibilidade é que o jornal deixe todo o conteúdo noticiado disponível, ou seja, ainda gratuito para os leitores. A adesão de alguma das opções vai ficar a critério de cada empresa.
O Facebook a favor das notícias
Não é a primeira vez que o Facebook visa a melhoria para os canais de comunicação. Em 2015, estreou o Instant Articles no Brasil, que permite uma navegação mais ágil e interativa ao acessar notícias por smartphones e tablets.
O Instant Articles aumenta em cerca de dez vezes a velocidade de acesso aos conteúdos compartilhados. Onde, ao clicar em alguma notícia no seu feed, a mesma será exibida em um décimo do tempo gasto anteriormente. Isso se torna possível porque a notícia passa a ser aberta na própria plataforma do Facebook.
Porém, nem todas as notícias são acessíveis pela plataforma. Os conteúdos com esse recurso podem ser identificados por um pequeno raio no canto superior direito da foto.
Voltando ao paywall (sistema que restringe acesso de reportagens a leitores), ele pode começar a ser aplicado em outubro, se ainda não entendeu muito bem essa plataforma, tente lembrar da Folha de S. Paulo em seu site, é praticamente o mesmo modelo.
E ai amigo, o que achou desse acordo do Facebook com os veículos de informação? Conte pra gente.