Os usuários do Instagram não param de crescer. Se em junho a ferramenta informou que 250 milhões de pessoas estavam utilizando a função Stories, agora a rede social acaba de anunciar que alcançou a marca de 15 milhões de perfis de negócios ativos na plataforma. Vale lembrar que em março deste ano o número de perfis desse tipo era de 8 milhões.
A partir desse número podemos ver o quanto as empresas estão investindo na plataforma para divulgarem seus produtos e serviços. Isso acontece porque cada vez mais as pessoas estão utilizando a rede social para explorar o conteúdo das marcas que elas gostam. Atualmente, é bastante comum vermos empreendimentos que utilizam o Instagram não só como forma de divulgação, mas também como loja virtual.
Pequenas e médias empresas usam mais
Segundo o comunicado, o Instagram é uma ótima ferramenta para as marcas produzirem conteúdo de qualidade e manterem o público aquecido, seja de forma orgânica ou através de anúncios pagos.
A rede social afirma também que apesar de presenciar dezenas de casos de sucesso das grandes marcas na ferramenta, a grande maioria dos negócios que utilizam a plataforma com objetivos profissionais são as médias e pequenas empresas, como a Vitaly, empresa de moda a qual o Instagram participou ativamente do crescimento.
Caso Vitaly
Em 2011, o fundador da @vitalydesign estava numa viagem de auto-descoberta em Bali. Lá ele trabalhou em conjunto com artesãos locais da cidade de Ubud, produzindo o primeiro anel artesanal que futuramente iria inspirar toda a sua coleção de joias para homens. Passado algum tempo, a Vitaly se tornou uma grande marca fashion com mais de 400 lojas. No entanto, a marca ainda precisava achar uma forma de conseguir engajar o público que visitava o seu site, mas não consumia.
Em parceria com o Instagram, a marca elaborou uma campanha focada no mobile com anúncios de remarketing, ou seja, anúncios de produtos os quais os consumidores já tinham demonstrado interesse, mas não haviam comprado que apareciam novamente para estes usuários.
Foram feitos também ajustes na forma de apresentação dos produtos, de forma que eles começaram a refletir o estilo de vida proposto pela Vitaly. O resultado foi o alcance de mais de 243 milhões de pessoas e um retorno de quase 4 vezes sobre o investimento na campanha.
E aí, amigo, sua empresa faz parte desse número e está no Instagram? Conta pra gente.