Na última quarta-feira (19) a marca mais influente do mercado, o Google, anunciou uma atualização em seu navegador que irá ser aplicada nos dispositivos mobile. O destaque das alterações vai para a inserção de um feed personalizado referente a tópicos de interesse do usuário, o Google Feed.

Segundo a empresa, a atualização chegará aos usuários do app móvel nas próximas semanas. Nos Estados Unidos, entretanto, as mudanças já foram lançadas desde a quarta-feira.

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Google Feed de Notícias: Competição com as redes sociais

A reforma aparenta ser um indicador de uma possível competição com as maiores redes sociais do mundo, o Facebook e Twitter, principalmente para os usuários que costumam consultar o feed destas para acompanhar as notícias.

Até mesmo os nomes das ferramentas geram comparações: “Google Feed” e “News Feed”, do Facebook.

A diferença entre o modelo de feed adotado pelo Facebook e o desenvolvido pelo Google é a fonte das notícias. Segundo o próprio vice-presidente, Ben Gomes, “Este feed é realmente sobre os seus interesses… Não é sobre o que os seus amigos estão interessados”.

Desmentindo os rumores de concorrência com as redes sociais, o Google afirmou que não tinha a intenção de ser uma cópia do modelo do Facebook. Pelo contrário, o intuito da empresa seria criar um novo espaço para acompanhar notícias de relevância para o usuário.

As atualizações mais comuns incluem um link para um site com dicas sobre destinos para as próximas férias, ou link para uma página sobre ciclismo ou outro hobby, e também serão disponibilizadas onde hoje funciona o Now.

A previsão é que nos próximos meses a novidade chegue também ao desktop.

Google Feed de Notícias: Publicidade à vista

Na coletiva com a imprensa, Gomes afirmou que não há previsões para a inclusão de publicidade entre as notícias no novo feed.

Entretanto, podemos supor que em breve, os anunciantes poderão lucrar bastante com uma nova forma de anúncios do Google.

Isto porque a gigante da tecnologia já possui um poderoso sistema de segmentação baseado nas buscas dos usuários e a partir do feed será capaz de traçar um perfil do utilizador e definir um modelo de publicidade bem mais consistente.

E você amigo, como acha que essa nova atualização irá impactar o mercado digital?

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