Na última quinta-feira (20), o Facebook anunciou a disponibilização de uma ferramenta para veículos de mídia que utilizam o Instant Articles como meio de medir se os seus artigos estão tendo uma boa performance no Facebook em comparação aos correspondentes de web móvel.
Anteriormente a rede social disponibilizava as informações de métricas com os veículos através do Instant Articles. No entanto, o comunicado afirma que nos últimos meses a plataforma trabalhou em conjunto com parceiros para desenvolver uma maneira de entregar esses resultados de forma que os veículos visualizem a comparação de forma mais prática.
Parceria com a Nielsen
O Facebook trabalhou em conjunto com a Nielsen, líder global em mensuração, para realizar a validação de sua metodologia que calcula o aumento do tráfego nos veículos gerados pelos Instant Articles. A nova ferramenta estará disponível para veículos que já tenham publicado uma boa quantidade de artigos no Instant Articles e em versões web móvel para que possa ser possível fazer a comparação de performances.
Performance dos Instant Articles e monetização
O Facebook analisou que as pessoas tendem a ter uma frequência menor de desistência de acesso quando os artigos carregam rapidamente, além de existir uma recorrência maior de compartilhamentos quando se trata de Instant Articles comparado a links web em dispositivos móveis. Além disso, a análise realizada pela rede social constatou que as pessoas leem mais artigos quando visualizam Instant Articles no feed de notícias.
Além da comparação de performance com links web, a rede social destaca também a oportunidade de monetização do formato. Segundo o Facebook, ”mais de 10.000 veículos em todo o mundo estão usando Instant Articles e mais de um terço de todos os cliques para artigos no Facebook são em Instant Articles”. O que nos revela que muito em breve teremos notícias pagas no Facebook.
E aí, amigo, o que achou da novidade? O que acha dos Instant Articles?