Você está começando a divulgação de sua empresa e quer alcançar ótimos resultados nas redes sociais em pouco tempo? Muito bem! Você não é o único. Praticamente todo negócio sonha em se estabelecer no meio social digital para tornar-se popular entre seus clientes.
Do ponto de vista empresarial temos algumas mídias em destaque. A saber, o Facebook e o Twitter – o Linkedin também tem ganhado espaço – e mais recentemente o Instagram. Isso mesmo, o aplicativo que começou com a proposta de compartilhamento de fotos entre amigos agora tornou-se um instrumento poderoso para atrair o cliente literalmente “com os olhos”.
Felizmente, na internet há diversas opções para você pôr as suas boas ideias em prática e engajar seu público. Há ferramentas de edição de imagens, promoção de anúncios, análise do comportamento dos seus seguidores, mensuração de resultados nas páginas pessoais e comerciais das grandes redes de relacionamento online.
Por isso, nós reunimos algumas propostas de ferramentas para o Instagram utilizadas por profissionais para otimizar o dia-a-dia de suas imagens e stories, e deixá-las muito mais interessantes.
Cada ferramenta supre uma necessidade básica de quem está começando ou quer crescer na rede social que também pertence ao Facebook. Das opções abaixo, algumas são gratuitas e outras oferecem alguns dias de teste grátis antes da aquisição dos planos pagos. Confira!
Ferramenta para Instagram #1: Iconosquare
O antigo Statigram mudou de nome, interface e adicionou novas funções que o tornaram um dos mais populares aplicativos quando o assunto é métricas do Instagram.
Com o Iconosquare você pode gerenciar vários perfis com uma só conta. Sua seção de análise oferece informações sobre o desempenho das publicações de forma bem completa, analisando curtidas e comentários diários e comparando períodos distintos.
Dá até para saber como você tem publicado a partir das palavras mais usadas e densidade de posts por mês.
Além disso, você não perde nenhuma ação do seu seguidor, pois o Iconosquare sinaliza quando sua comunidade interage com você. É ideal para entender o posicionamento da sua marca dentro da plataforma e crescer em audiência.
O Iconosquare oferece 17 dias de teste grátis, e após esse período você pode escolher entre cancelar sua conta ou adquirir algum dos planos mensais ou anuais. Se mesmo após o teste você não estiver seguro com a ferramenta eu recomendo que adquira o plano básico mensal que é bastante acessível e tem as funções mais importantes para quem está começando.
Ferramenta para Instagram #2: Google Trends
O Google Trends é um acessório obrigatório no seu Instagram. Essa ferramenta gratuita do Google permite que você identifique pesquisas que os usuários têm feito baseado nos termos de busca.
Inclusive é possível ver o crescimento do interesse por determinado assunto e filtrar os resultados por região demográfica (país e estado), categoria, fontes de buscas (Youtube, Google Imagens, Google News), e período.
Ah, mas o que isso tem a ver com o Instagram, Dig?
Você deve saber que o Google é a mais importante rede de pesquisa do mundo. Dessa forma podemos afirmar com toda certeza que seu público pesquisa no Google todos os dias sobre assuntos interessantes sobre temas diversos. E são justamente esses temas que você vai querer abordar nas suas publicações para conseguir deixá-los vidrado.
Há uma grande vantagem competitiva em utilizar o Trends por ser uma ferramenta de grande potencial, gratuita, e ainda pouco explorada pelas empresas.
Você pode acessá-la facilmente sem necessidade de cadastro pelo link: www.google.com.br/trends/
Ferramenta para Instagram #3: InstaEasy
Uma das ferramentas mais práticas da lista, o InstaEasy aparece com uma proposta simples e desejada: conseguir muitos seguidores em pouco tempo.
Funciona assim: você vincula sua conta do Instagram à ferramenta, seleciona as hashtags mais importantes que seu público usa constantemente e a ferramenta curte e segue automaticamente usuários que se encaixam no seu público e interage com eles.
Você não precisa mais ter o trabalho de ficar procurando seguidores e seguindo o feed de notícias constantemente. Não é incrível? Nós aqui achamos.
Ao adquirir o plano único você tem acesso imediato ao gráfico de desempenho da ferramenta, área de treinamento em vídeos e suporte via ticket/email em horário comercial.
Ferramenta para Instagram #4: Crowdfire
O Crowdfire atrai logo de início pelo seu Design clean e intuitivo. Trata-se de uma ferramenta que promete fazer praticamente tudo por você em termos de gerência do Instagram: conseguir seguidores, indicar os melhores conteúdos, analisar as ações dos seus seguidores e fazer sua marca crescer disparadamente.
Na prática, porém, a ferramenta é mais conhecida por mostrar quem seguiu e deixou de seguir você. Apesar disso, suas novas funções são promissoras. Após criar uma conta na plataforma e adicionar as redes sociais de interesse, você entra em contato com um assistente virtual. O robô online primeiro tenta conhecer você e sua marca, e após isso propõe estratégias para começar a trabalhar nas suas mídias sociais.
A ferramenta é bastante válida para conhecer como seu público tem se comportado dentro do Instagram. Além disso, é gratuita para até uma conta de cada rede social, caso precise gerenciar mais contas, é necessário adquirir a versão paga através do próprio aplicativo.
Ferramenta para Instagram #5: Facebook
Isso mesmo, o Facebook é uma das ferramentas para o Instagram. Com o gerenciador de negócios da rede de Mark Zuckerberg, você pode criar e compartilhar anúncios no Instagram.
Justamente por conta de as duas redes sociais pertencerem a mesma empresa, o Facebook. Por isso, criando uma conta de anúncios no Facebook você já tem a opção de publicar em ambas plataformas.
É possível escolher vários formatos e opções de mídia. Além disso, você também pode definir objetivos diferentes para anúncios diferentes: vender algum produto ou ganhar engajamento em uma publicação, por exemplo.
Aqui no Digaí nós temos um guia para quem deseja saber mais sobre como anunciar no instagram.
Gostou do Combo para instagram do Digaí? Deixe nos comentários sua opinião sobre essas ferramentas e conta para gente quais você tem usado para dar aquela forcinha na sua publicidade!