Uma das questões essenciais para a sobrevivência de uma empresa em um mercado tão competitivo é saber analisar a mudança de comportamento do consumidor. Com a massificação da internet nos últimos 10 anos, o público passou a avaliar e explorar mais as lojas antes de efetuar a compra. E o meio virtual se tornou um aliado para quem deseja economizar, além de encontrar mais ofertas e comodidade.
Em um estudo recente feito pela agência Conversion com a colaboração da AKN Consultoria Estatística, ficou constatado que 93% dos brasileiros usuários de internet já fizeram alguma compra on-line. A pesquisa mostrou dados muito interessantes, como o de mídias sociais mais acessadas pelos compradores, onde o Facebook e o Instagram lideram no ranking dos mais utilizados. Outra informação bastante útil foi que 78% dessas pessoas gostam de pesquisar no google antes de efetuar uma compra.
São consultas como essas que as empresas devem ficar atentas ao fazer um planejamento estratégico de vendas, pois elas retratam a forma de agir do consumidor e onde ele está presente.
Muitos negócios ainda são dirigidos por pessoas de mentalidade retrógrada e que dificilmente se abrem a novas oportunidades. Utilizar essas ferramentas e mostrar para elas que o comportamento de mercado se transformou é fundamental para a lucratividade do empreendimento.
Vamos imaginar que você tenha uma empresa que venda artigos eletrônicos. Sabendo que 68% dos homens compram mais eletrônicos pela internet e que 74% dos consumidores já realizaram buscas de produtos pelo celular, você poderia utilizar esses dados e elaborar uma estratégia de comunicação para atingir de forma mais eficaz seu público. Você poderia por exemplo, elaborar campanhas de tráfego no Google e no Facebook segmentando por gênero e por interesses dos usuários, para atingir quem realmente está interessado nos seus produtos.
São ações como essas que aumentam as suas chances de obter uma maior lucratividade com otimização de investimento, sem correr o risco de investir em estratégias e canais que não irão dar retorno.
E aí, amigo, viu como a internet pode ser uma ferramenta bastante interessante para alavancar as vendas do seu negócio? Veja mais posts no nosso blog e se informe mais sobre o assunto.