Vai começar a inauguração do seu negócio!

O seu sonho está chegando! Meu Deus, foram tantos desafios enfrentados, burocracias e problemas diversos, mas agora está tudo pronto para você inaugurar seu empreendimento. Ok, mas você divulgou bem o seu trabalho? Fez uma pesquisa e planejamento antes sobre os hábitos do seu público-alvo, a mídia local, concorrência e a grande estreia? Não? Então temos um problema a resolver, e rápido: pois temos uma inauguração à vista.

 

Regra: Nunca mude a data de inauguração após estabelecida e divulgada de alguma forma.

 

Recentemente, eu fui numa inauguração de uma loja de roupas na região central da cidade. O local estava decorado, havia pessoas entrando e saindo, champanhe para convidados, enfim, foi uma boa festa. E realmente foi só uma festa, tanto que, à medida que tempo passava, o caixa continuava vazio. E sabe por que?

Havia apenas um vendedor na loja;

Os produtos não tinham etiqueta ou sinalização de preço;

O dono do estabelecimento se preocupava em apenas conversar com convidados e não se atentava ao movimento da loja;

Os colunistas sociais que estavam lá, não tinham informações para realizar a cobertura, então, não foi 100% efetiva;

A loja não tinha uma placa, aviso ou banner afirmando que estava sendo inaugurada. Do lado de fora, a interpretação era de uma festa fechada numa loja.

Qual a fonte de todos esses problemas? COMUNICAÇÃO.

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Há pouco tempo atrás, eu atendi uma empresa de chocolates que queria inaugurar uma loja física. Seguindo todo o planejamento, agora ela já está estabelecida na cidade, e segue com sua clientela normal, e a inauguração foi um sucesso. Mas, antes de você cortar o laço vermelho da sua loja, pense antes mesmo de ter um negócio. Vamos fazer um check-list rápido do que precisamos ter e fazer para acertar no seu primeiro dia de funcionamento.

A comunidade

Você acabou de chegar na cidade onde quer empreender ou já mora faz tempo? Caso seja a primeira opção, experimente conhecer a cidade. Saia do hotel e vá bater perna. Conheça o comércio, as ruas, os bairros, a cultura local, onde as pessoas se divertem, trabalham, estudam, suas prioridades, onde tem maior rotatividade, onde não vai ninguém, converse, faça amizades e principalmente, veja se onde quer começar é um bom local. A segunda opção é um pouco mais difícil, pois eu sei que você conhece a cidade, mas terá que tirar todos os seus vícios e conhecimentos para enxergar outros ângulos e costumes da sua localidade. Pense como um turista: por onde eu começo?

Concorrência

A sua competição, neste caso, pode ser entre as referências, as que estão na boca do povo, ou as de proximidade, perto de pontos de tráfego de pessoas e, claro, com menor distância do seu ponto. A grande questão é: como se destacar dos seus concorrentes, oferecendo algo único que faça seus clientes se sentirem especiais?

 

Hora de avisar a todos

 

Bom, essa é a parte que precisa ser bem planejada e com tempo hábil. Vamos separar este trabalho por sub-tópicos:

 

  • Seria muito bom se você confiasse essa parte a um profissional de comunicação, pois ele já tem as diretrizes e vai te auxiliar nessa parte para que você se ocupe com as outras tarefas da inauguração.
  • É necessário termos um texto-base, um release, com todas as informações necessárias para divulgar o seu evento. Data, horário, local, nome da empresa, história, segmento, os gestores, o diferencial do seu produto, etc;
  • Providencie uma placa com a data de inauguração, uma apresentação pequena e direta do seu negócio no seu ponto de atuação, para as pessoas já saberem aonde você vai empreender;
  • Crie canais de comunicação para seus futuros clientes, por exemplo, Fan Page, site, blog, WhatsApp, Instagram, e produzindo conteúdo para aguçar a curiosidades dos usuários, para conhecerem você e o que faz,  e como seu produto pode ser útil para eles;
  • Veículos de mídia: essa parte requer muito do seu conhecimento sobre a cidade. Se onde você vai atuar, as pessoas se informam através da rádio, ou pelo jornal impresso, ou pela emissora local de TV, poderia ser um bom investimento uma pauta em um desses canais, seja através do trabalho de assessoria, desta vez, feita pelo profissional de comunicação, ou por formas comerciais, através de comerciais ou permutas com a direção da empresa.
  • Outbound marketing: técnicas como banners, placas, folhetos, busdoor, entre outros, dependem, principalmente do impacto com seu público. Quais dessas ferramentas visuais podem ser mensuradas em resultados satisfatórios para a divulgação do seu negócio?

 

O convite

Se possível, convide seus contatos pessoalmente. Explique o seu negócio, peça para divulgarem aos seus amigos e familiares e faça-os sentirem encantados pelo seu trabalho. Eles são seus amigos, familiares, e vão te apoiar, mas eles também podem ser seus clientes, e como todos, merecem essa atenção. Seus convidados podem ser uma extensão do seu trabalho de divulgação, se feito, com a devida atenção.

E o grande dia da inauguração? Cheque os últimos detalhes, receba os convidados e não faça como vários empresários, que deixam tudo na mão dos colaboradores enquanto ficam conversando com os presentes. A empresa é sua! O primeiro dia é uma festa em razão do seu empenho em ser dono do seu trabalho, por isso, não fique parado batendo papo. Atenda, converse, fique atento às críticas, tire dúvidas, faça parcerias e venda, venda, venda! É uma celebração, mas um momento de começar vendendo muito! Tem pessoas entrando, então, não perca a oportunidade de faturar bem no primeiro dia.
E a você que está neste processo, meus parabéns por tomar a iniciativa e boa sorte neste começo. E se precisar tirar alguma dúvida ou quiser conversar sobre a vontade de empreender, deixe nos comentários ou nos siga através das nossas mídias sociais. Qual o seu maior problema? Vamos te ajudar aqui a iniciar com chave de ouro!

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