Você pode até estar muito convencido quanto aos benefícios do marketing digital para negócios, mas será que você conhece todos eles o suficiente para convencer outros empresários a investir nessa área?

Muitos empresários, principalmente os que precisam do marketing para sobreviver no mercado competitivo e crise financeira, ainda não consideram o investimento em mídias digitais como uma das primeiras opções nas ações de marketing. Em 2015, os investimentos publicitários somaram mais de R$ 132 bilhões no país, de acordo com a Kantar IBOPE Media. Os investimentos em marketing digital, na categoria de display e search ultrapassaram R$ 10 bilhões, não chegando nem perto dos mais de R$ 76 bilhões investidos na TV Aberta. Quer saber mais sobre isso? Veja mais dados da pesquisa neste link

Como convencer esses empresários a investir ainda mais?

Para convencer, precisamos de alguns motivos! Os benefícios dos investimentos em marketing digital são diversos, abrangendo características quantitativas e qualitativas e também adequando-se a objetivos de marketing bem específicos. Estamos falando de marca, influência, engajamento, conversões e muito mais.

Quer entender melhor? Fiz uma seleção de benefícios por categoria, dessas citadas acima, aí é só você encontrar quais dos resultados podem te agradar mais.

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Marca (Branding)

Investir em marketing digital é garantir que você seja visto por seu público-alvo. Ainda não estamos falando de resultados em vendas, mas pelo menos a exposição de marca é uma das melhores e principais vantagens de qualquer investimento em publicidade.

Branding é quando você trabalha com marcas, desde todo o processo de criação até o de reforço de sua imagem no mercado. Portanto, ao estimular a exposição de sua marca na internet, você acaba construindo conceitos, expandindo suas ideias e reforçando o seu posicionamento de marca para o seu target.

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Influência

Quem não é visto não é lembrado, não é mesmo? Na internet há a possibilidade de desenvolver autoridade, credibilidade e até mesmo paixão por sua marca.  É ótimo para qualquer tipo de negócio quando os clientes estão comentando algo sobre eles. Incentivar seus clientes a falarem bem da sua empresa não é uma tarefa difícil, mas requer planejamento e principalmente muito cuidado.

O marketing boca-a-boca é uma das melhores estratégias que você pode utilizar para sua marca. Todos os tipos de interações, comentários e demais ações que surgem através do marketing digital, gerado por usuários, podem expandir e gerar resultados benéficos para sua empresa.

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Engajamento

Não é maravilhoso quando um cliente entra na sua loja, conversa com os vendedores, faz as compras, sempre volta e ainda indica sua marca para todos os seus amigos? Imagine isso no ambiente virtual, com todas as reações nas mídias sociais, compartilhamentos, cliques dentro do website etc. Essas interações não são comuns em outras mídias tradicionais.

Em nenhuma outra mídia (televisão, rádio ou revista, por exemplo) é possível acompanhar o engajamento com seu público tão eficazmente quanto nas mídias digitais. Quando você anuncia no Facebook, por exemplo, é possível rastrear quantas reações um anúncio recebeu, a quantidade de fãs que sua página obteve, comentários recebidos e todos as outras interações que só foram possíveis a partir dos investimentos em marketing digital.

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Conversões

A palavrinha mágica do marketing digital: conversões. Provavelmente o mais importante de todos os motivos de investir na web, a busca por resultados de marketing, muitos empresários ainda não conhecem o poder da estratégia digital o suficiente para botar tudo em prática. O sucesso de muitas empresas na internet é geralmente medido pelas conversões.

Conversões não são apenas as vendas realizadas no seu negócio, mas tudo aquilo que faz parte deste processo. O que define o que é uma conversão é o objetivo de marketing do seu negócio. Essas conversões de receita ou pré-receita são bem tranquilas de entender, veja alguns exemplos:

– Vendas

– Encomendas, agendamentos e demais etapas de venda

– Cadastros, assinaturas de newsletters

– Downloads de materiais ricos, incentivos e outros infoprodutos

– Cliques em links, shares e outras metas sociais

– Aberturas de emails

– Visualizações de páginas, tempo no site, taxa de rejeição baixa

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Invista onde seus clientes estão

Nem todo mundo é seu público-alvo, mas você provavelmente já sabe que quase todo mundo já usa a internet para fazer compras. Já que seus clientes potenciais estão conectados, você pode alcançar uma audiência muito maior na internet do que em qualquer outra mídia. Os meios tradicionais sempre dependeram de recursos externos para aferir dados de audiência, alcance e impactos, diferente das mídias digitais que já nascem com esses recursos.

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Investir o quanto quiser e ainda acompanhar os resultados: o melhor de tudo

Quem já investiu em marketing digital sabe que a melhor sensação não é o dinheiro entrando no caixa (apesar de ser muuuuito bom), mas sim poder ter os resultados em tempo real. Quando você investe, qualquer quantidade ou em qualquer mídia que seja, você sabe o valor que o dinheiro tem para seu negócio. Para muitos empresários é complicado conseguir manter-se no mercado, por isso, o marketing digital é uma das melhores opções.

Uma das maiores dificuldades dos profissionais de marketing era acompanhar o resultado dos investimentos (ROI). É muito difícil descobrir, por exemplo, o retorno em vendas que um outdoor na avenida mais movimentada da cidade pode trazer para o seu negócio. O monitoramento das ações depende da plataforma de mídia digital escolhida, porém, a maioria possui soluções completas e muito simples de acompanhar, como o Facebook, por exemplo. O Google Analytics e outras ferramentas de monitoramento também trazem informações em tempo real, ao mesmo tempo em que coletam dados valiosos sobre sua audiência.

O marketing tradicional ainda pode ser muito efetivo nos dias de hoje, por isso vai ser muito comum acompanharmos relatórios de investimento altos na televisão, por exemplo. No entanto, para garantir que suas campanhas de marketing sejam mais efetivas e competitivas, você precisa integrar o digital. Se você ainda não está pensando no assunto, saiba que está perdendo muitas oportunidades. Lembre-se que seus clientes estão te esperando na internet, vai deixar que isso aconteça por muito tempo?

Digaí, que outros benefícios de investir em marketing digital você conhece? Tem alguma história pra contar sobre algum empresário que não acreditava nessa área? Deixe seu comentário e acompanhe todos os artigos sobre o assunto por aqui. Um grande abraço!

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