Dando continuidade à série de posts sobre as tendências para o marketing digital 2017, hoje o tema é realidade virtual: a tecnologia que permite ao usuário entrar no mundo que quisermos através de um óculos. Falando assim parece até um episódio de Black Mirror, mas calma, nada de futuros distópicos hoje.
O que é a RV?
Existem vários conceitos da Realidade Virtual, porém, Jaron Lanier, um de seus precursores, diz que seu termo oficial é: diferenciar simulações tradicionais feitas por computador, de simulações envolvendo múltiplos usuários em um ambiente compartilhado.
Traduzindo de forma bruta, nada mais é do que a própria interface do computador interagindo com os participantes e vice-versa. A RV simula um ambiente real e dentro dele temos a liberdade de criar o que quisermos.
Como inseri-la no meu negócio?
A realidade virtual vai muito além de jogos ou simuladores, hoje em dia agências de publicidade, turismo, lojas de roupas, móveis, decoração e até mesmo laboratórios médicos podem estar utilizando esse recurso. Basta se pôr no lugar dos seus clientes e pensar como criar um ambiente virtual, relacionado a seu negócio, e em como eles podem interagir lá dentro.
Exemplos:
Salas de aula – Seja para aprender história no ensino médio ou medicina no ensino superior, a realidade virtual tem um grande futuro pela frente como alavanca de estudos. Os alunos podem interagir com a aula e o ambiente se adaptaria de acordo com suas respostas, transformando o aprendizado em muito mais do que uma “obrigação”.
Lojas virtuais – a experiência de compra nas lojas virtuais pode mudar bastante, pois, uma vez que inserimos o cliente em um ambiente personalizado, a compra fica muito mais humanizada e fácil de olhar todos os produtos.
Lojas de móveis e decoração – o ambiente pode simular uma área dentro da casa do cliente, onde o mesmo pode reformar o local pra ver qual a melhor opção de decoração, o que facilitaria a experiência de compra.
Por que é uma das tendências para 2017?
De acordo com um relatório da ABI Research, a realidade virtual vai crescer em um ritmo anual de 106% durante os próximos cinco anos, chegando a 50 milhões de unidades em 2020!
Quanto mais cedo as empresas perceberem a grande oportunidade da Realidade Virtual, maiores são as chances de se lançarem no mercado competitivo e fazer seu nome ser referência.
E aí, como você pode usar a realidade virtual no seu negócio?
Lembrando que ainda temos mais 3 tendências para 2017 e um artigo pra falar sobre todas as elas, fiquem ligados! 😉