Uma ferramenta de captura de leads tem conquistado cada vez mais espaço nos blogs de produtores digitais e afiliados profissionais. Trata-se do chamado ‘sistema push’, em que o usuário autoriza o envio de notificações direto pelo navegador, com conteúdo daquele determinado site.

O usuário acessa o site/blog e, após alguns segundos, recebe uma notificação para que ele autorize o sistema a enviar notificações de novos conteúdos. As mensagens podem ser programadas pelo dono do site.

 

Exemplo de mensagem para captura de lead. Fonte: mundodigital.com
Exemplo de mensagem para captura de lead. Fonte: mundodigital.com

 

Exemplo: entre os mais utilizados, está o PushCrew, um sistema que permite disparar notificações pelo navegador e conseguir novos usuários para o seu site. Está disponível para Google Chrome e Firefox. A versão gratuita permite até 500 cadastros de leads. Para utilizá-la, basta se cadastrar, colocar o código em seu site e começar programar as notificações no sistema.

Fiz um teste para ver como funciona. A notificação aparece assim para o usuário:

Notificação aparece na tela do usuário com uma chamada para o conteúdo.
Notificação aparece na tela do usuário com uma chamada para o conteúdo.

 

Existem diversos outros sistemas, pagos e gratuitos, que realizam este mesmo serviço. Aqui uma lista com alguns deles. (também com opções para o envio de notificações via Facebook).

Pelo fato do usuário não precisar colocar nome ou e-mail, a ferramenta costuma ter uma boa aceitação, já que basta o visitante clicar em ‘aceitar’ e pronto: estará habilitado para receber os conteúdos. O sistema push para captura de leads no navegador, além de oferecer essa facilidade na hora da conversão, também tem vantagens como a alta taxa de entrega e também de cliques.

Dependendo da estratégia, é possível até enviar a própria página de captura do produtor, posteriormente, para tentar capturar também o e-mail do usuário e enviar as notificações de acordo com os assuntos dos e-mails.

 

OPINIÃO: Captura de Leads pelo Navegador Vale a Pena?

Apesar de já utilizar o envio de notificações pelo Facebook há bastante tempo (capturando o lead por um aplicativo do FB), confesso que há pouco comecei a testar a ferramenta de captura direto pelo navegador. Porém, não há dúvidas de que se trata de uma estratégia interessante e que pode trazer bons resultados.

Captura de leads pelo navegador pode ser uma boa opção para crescer sua base de potenciais clientes. Imagem: Pixabay
Captura de leads pelo navegador pode ser uma boa opção para crescer sua base de potenciais clientes. Imagem: Pixabay

É exagero afirmar, conforme já vi por aí, que isso significa o ‘fim do e-mail marketing’. Pelo contrário, tratam-se de ferramentas complementares e que podem significar uma estratégia poderosa de relacionamento e vendas pela internet.

Já que as mensagens podem ser programadas para o dia e horário exato que você quer que o lead veja, é possível montar até mesmo uma esteira de vendas com conteúdos programados.

Conforme mencionei ali em cima, também pode ser interessante sincronizar notificações do navegador com suas mensagens de e-mails para conseguir uma taxa maior de abertura dos conteúdos e, consequentemente, muito mais acessos para o seu blog.

Com certeza vale a pena testar! 😉

 

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Um grande abraço e até a próxima!

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