Com o tempo você vai perceber que é bem importante estar antenado com o que acontece ao seu redor. Especialmente se você trabalha com comunicação, trends e publicidade.
Isso porque precisamos ser generalistas, entender de tudo um pouco e saber mais ou menos sobre quase tudo que anda rolando por aí.
Parece tarefa fácil e, convenhamos, não é a das mais difíceis, mas ainda assim, se manter bem informado requer um tiquinho de tempo, disciplina e organização. E nem sempre nossa vida frenética nos permite alimentar nosso cérebro com informações que chegam diariamente, não é? Por isso, vai aí uma dica antes de chegarmos na nossa listinha de blogs e sites que valem a pena serem acompanhados:
Torne a leitura e a busca por informação um hábito
Tive um chefe que todo dia chegava mais cedo na agência, pelo menos uma meia hora antes de iniciarmos o expediente. Ele costumava pôr uma música relaxante para entrar no clima, pegava uns jornais, dava uma olhada em alguns sites, tomava uma xícara de café e voila! Já estava pronto pra enfrentar o dia e já o iniciava muito bem informado.
A diferença está aí. Ele não fazia isso uma vez ou outra e sim diariamente. Os minutinhos a menos de sono eram rotina e quase não importava o quão cheio seu dia estaria, já que tudo isso era feito antes do sino tocar e o expediente começar.
Bom, depois de dada essa dica, aí vai uma lista de fontes de informação que podem te ajudar a ficar bem informado e fazer a diferença, seja no trabalho ou na mesa de bar. 🙂
Alguns bons motivos para ficar por dentro de tudo
- Seja global: É importante ter acesso a fontes de informação globais. Elas alimentarão seu cérebro de uma forma mais ampla e é sempre bom observar comportamentos, tendências e saber o que está acontecendo no mundo.
- Seja local: Também é fundamental estar situado sobre o que acontece no seu país e cidade. Minhas sugestões de fontes sobre nossa pátria amada:
- Seja ainda mais local, seja regional. Alô, alô, galera de Hellcife:
- Se o assunto for política? Vá de Spotniks
- Sobre negócios, comportamento empresarial e afins: Você S/A
- Pensou em campanha bacana de publicidade, referências e outras coisitas mais? Saca só essas fontes:
- Assuntos diversos, pertinentes e inteligentes:
- E por último, mas não menos importante, olha aí algumas fontes do que chamo de banalidades interessantes:
E aí?! O que você achou das sugestões acima? Vamos juntos criar uma rotina de aprendizado? Deixe seu comentário e vamos trocar uma ideia sobre quais fontes de informação realmente somam no nosso dia-a-dia! Até a próxima! 🙂