O Instagram é uma ótima mídia social para usar na sua estratégia de marketing da sua empresa, mas isso todos nós já sabemos. Quer saber como utilizar essa ferramenta sem parecer publicidade, simplesmente contando histórias?
Inserir a sua empresa no Instagram é bem simples, além de podermos conectar o perfil a outras redes sociais, preencher com os dados básicos de contato e localização, essa rede se destaca por exigir uma estratégia específica. No mundo todo já passam de 500 milhões de contas ativas, sendo 300 milhões de contas ativas no aplicativo todos os dias. No Brasil, são 35 milhões ativas.
A sua estratégia provavelmente (ou talvez você deva considerar) já integra uma conta no Facebook da sua empresa. Os benefícios vão além dos resultados de marketing já conhecidos. A integração gera mais engajamento e aumenta a sua base de seguidores, além da oportunidade de divulgar a sua conta. O transmídia também ocorre, ampliando as possibilidades de criação de conteúdo. Conheça aqui as novas ferramentas disponíveis para pequenas empresas ao instagram.
Dicas de postagens no Instagram para Pequenas Empresas
Quer algumas dicas de postagens simples para a sua estratégia do Instagram? Aqui vai uma lista de conteúdo sugerido:
- Produtos
- Lançamento de novos produtos e serviços da empresa
- Localização da empresa
- Funcionários, parceiros, colaboradores e outros fãs
- Clientes em algum ambiente casual
- Eventos realizados pela empresa ou os que ela participa
- Artigo de blog e outros vídeos
Ok, a lista é legal mas não tenho ideia de como posso aplicar para o meu negócio! Fica tranquilo, você pode utilizar qualquer tipo de conteúdo desde que o seu objetivo no Instagram seja compartilhar histórias.
Compartilhe Histórias no Instagram
É comum observar pequenas empresas entrando na internet com o objetivo principal de gerar vendas, e isso não é totalmente errado. Muitos esquecem que na internet a sua marca é mais vista que nas mídias tradicionais, seus clientes engajam-se com ela e vários outros objetivos de marketing acontecem. Por isso, muitos empresários acabam publicando conteúdo promocional em excesso, em uma rede que não foi criada para esse objetivo.
A melhor estratégia para pequenas empresas utilizarem no Instagram é a de contar histórias. Saiba mais sobre o conceito de storytelling. E o mais legal é que o ‘insta’ é uma rede de fotos e vídeos que é perfeita para isso. Quer saber como botar essa ideia em prática? Olha estas dicas:
- Mostre o seu produto de forma diferente
A Samsung é uma das marcas que sabe muito bem como mostrar o seu produto de maneira diferente. Neste post, por exemplo, a marca incentiva que os usuários compartilhem fotos utilizando uma hashtag específica, mas o grande destaque está no próprio produto. Você acha que a foto tradicional de comércio eletrônico, com o produto em um fundo branco, teria um impacto semelhante? Tenho certeza que não.
Mostre seus colaboradores
A marca de cafeterias mais amada do mundo também sabe muito bem o que está fazendo no Instagram. Um dos conteúdos da Starbucks é baseado no respeito e na valorização de seus colaboradores. Ela aproveita as dicas de seus baristas e transforma em postagens. Quem não ia gostar de ser valorizado deste jeito? Amamos você, Starbucks.
Compartilhe o conteúdo dos seus clientes
Que um carro pode proporcionar experiências incríveis para cada um todo mundo já sabe. Por isso, além dos posts tradicionais das imagens bem tratadas e cenários sem congestionamento (risos), a Toyota também faz uso do conteúdo criado por clientes. Quer conferir? Acesse o instagram e veja os vários posts que os próprios usuários enviam para a marca.
Trabalhe com influenciadores
Influenciadores Digitais, se você ainda não trabalha com eles, considere! Já passou a época de usar apenas celebridades para atrair a atenção do consumidor. Hoje existem diversas pessoas que se destacam nas redes sociais, e com públicos bem específicos. Seja qual for a área do seu negócio, negocie com quem for relevante ao seu público.
Capriche nas imagens
Hoje alguns celulares tem uma câmera tão boa que muitas pessoas já deixaram de lado a câmera digital portátil. É claro que a qualidade faz tanta diferença quanto o conhecimento e a experiência do fotógrafo, mas não é porque seu celular tira fotos em boa qualidade que ela precisa sair de qualquer jeito. Por isso, capriche nas imagens, encontre uma posição diferente que valorize a imagem do seu produto e aproveite a luz natural. E se tudo isso não adiantar, escolha um filtro legal, mas não exagere.
Use a geolocalização
A geolocalização é excelente para encontrarmos dados relevantes sobre nosso público, conhecer quem visita nosso negócio e também quem cria conteúdo sobre sua marca em determinado local. Aproveite o que seus clientes postam marcando o local da sua empresa no instagram, compartilhe e mostre que você viu e adorou o conteúdo.
Você é fã das hashtags?
Provavelmente você já viu algum post no instagram com mais hashtags que a própria legenda em texto, não é? E muitas delas não são nada relevantes com a postagem. Isso, além de comprometer a qualidade do conteúdo, mostra que você apenas está preocupado com likes!
É recomendado que você escolha e poste no máximo três hashtags relacionadas a postagem e ao seu negócio (dica: nome da empresa, nome do produto, situação ou evento). De acordo com um estudo feito pela Locowise, a taxa de engajamento em postagens no instagram que utilizam três hashtags é maior, mas seu conteúdo também precisa ser relevante, memorável e interessante.
Lembre-se: o engajamento é a palavra-chave de sucesso no Instagram. Participe, comente e curta os conteúdos de seus parceiros, do que seus fãs postam sobre sua marca e continue contando histórias.
Dica especial para quem faz anúncios patrocinados: você pode conectar a sua conta no Instagram com a sua página no Facebook. Assim é possível criar anúncios em imagens, vídeos e outros formatos muito legais no Instagram.
Digaí, já sabe como vai começar a contar as histórias para seus fãs no Instagram? Deixe seu comentário e acompanhe todos os artigos sobre o assunto por aqui. Um grande abraço!