Sabemos que você provavelmente não aguenta mais ver notícias, postagens, memes e outras publicações sobre a febre chamada Pokémon Go. O aplicativo, que já é um dos mais baixados do mundo, também pode ensinar muito sobre marketing digital, que saber como? Pegue suas Pokébolas, a bateria extra do celular, chame um amigo e vamos juntos para esta jornada.
O que é o Pokémon Go e por que é tão famoso?
O aplicativo da Niantic Labs em parceria com a Nintendo traz a popular franquia até a realidade aumentada através da câmera do celular e do GPS. Com o Pokémon Go você transforma o ambiente em que está em um lugar habitado pelas famosas criaturas. Os usuários, que se tornam treinadores, podem procurar, capturar e tornarem-se Mestres Pokémon utilizando apenas o celular. Sim, o sonho de infância de muita gente (inclusive o meu) está se tornando realidade.
Em apenas dois dias após o lançamento oficial, Pokémon GO já tinha sido instalado em 5% de todos os dispositivos Android nos EUA, logo depois, ele ultrapassou o Tinder no número de downloads. O aplicativo já ultrapassou mais de 75 milhões de downloads no mundo todo.
Pode parecer infantilidade ou talvez irrelevante para seus negócios no primeiro momento, mas saiba que o jogo é baseado na geolocalização e há diversas maneiras de utilizar isto para atrair jogadores até o lugar da sua empresa e, com grandes chances, torná-los clientes.
Marketing de Localização com Pokémon GO
Talvez o seu negócio já esteja no mapa como um PokéStop e você já possa aproveitar uma oportunidade bem bacana. PokéStops são locais onde os treinadores podem encontrar os itens do jogo (pokébolas, ovos e outros itens como poções). Eles também podem comprar estes itens, mas garanto que muitos vão preferir encontrar de graça, e o seu negócio pode estar envolvido.
Dica: que tal oferecer carregadores e tomadas para os seus clientes? A bateria dos smartphones costuma acabar muito rápido devido ao constante uso de aplicativos.
Lures: compre uma e ganhe muitos clientes
No aplicativo existe um item pago chamado Lure. Este item serve para atrair vários Pokémon para as PokéStops por 30 minutos (sem isso, não é tão fácil cruzar com um por aí). Você pode usá-lo e tirar muito proveito para o seu negócio, basta ativar o item em dias de movimento. Resultado: surgem os monstrinhos e vários treinadores desesperados para capturá-los.
Dicas de Marketing para seu Negócio com Pokémon GO
- Conteúdos legais para mídias sociais e blogs: aproveite a onda de comentários e postagens sobre o assunto para criar conteúdo para o seu negócio. Faça postagens com referências ao aplicativo, memes com os monstrinhos, posts interativos e campanhas que tenham relevância com a sua marca. Só cuide com os direitos autorais: não utilize logotipos, imagens dos Pokémon ou qualquer outra coisa que caracterize plágio. Seja criativo!
- Mudanças no cardápio, produtos e serviços: use as referências do jogo para criar pratos novos para seu restaurante, dê nome aos drinks do seu bar ou incentive seus clientes a jogar (libere o wi-fi, ofereça descontos para treinadores, tire prints dos Pokémon que surgirem na sua empresa, etc.)
- Além de liberar os módulos de Lure para os treinadores, crie eventos para reunir clientes que jogam e mostre para seu público que o seu negócio tem relação com o que eles gostam.
- Use placas, adesivos, banners ou qualquer outra forma de publicidade que mostre que o seu negócio é uma PokéStop ou oferece algum tipo de desconto para os jogadores.
O importante, além de aproveitar esta tendência de maneira criativa e inovadora, é encontrar maneiras de promover o seu negócio sem forçar a barra. Os usuários estão lá para se divertir, não por causa da sua empresa, por isso esteja preparado para atuar como um facilitador dos treinadores. Você está preparado para esta jornada?
O que está por vir para as empresas?
Devido à incrível adesão e interesse dos usuários no Pokémon GO e das próprias empresas que aproveitam esta nova oportunidade de marketing, não vai demorar muito até que o aplicativo disponibilize uma plataforma de anúncios patrocinados (assim como o Waze e outros aplicativos baseados na geolocalização).
Enquanto isso, se você quer utilizar todo o potencial de Pokémon GO para atrair e conquistar novos clientes para o seu negócio, baixe o jogo, compre algumas Pokécoins, Incensos e Lures e divirta-se criando postagens e conteúdos relevantes para seus clientes. Lembre-se que o marketing é muito mais sobre criar e estabelecer relacionamento, aproveite todas as funcionalidades do aplicativo para elevar seu negócio a outro patamar.
Inclusive, vou deixar aqui um vídeo do Felipe Pereira que explica de uma maneira bem legal quais são as perspectivas de mercado para esse aplicativo. Vale a pena conferir!
Tem também esse aqui mostrando a experiências de alguns usuários e como eles encaram as aplicações do jogo:
Digaí, você já viu algum negócio utilizar o Pokémon GO para promover sua marca? O que você acha desta novidade que está fazendo sucesso no mundo todo? Comente!
Porque, assim como os Pokémon, o lema para os clientes continua igual: temos que pegar!